Joaquim Agostinho demite-se do Conselho Fiscal do Boavista a menos de meio ano das próximas eleições

  1. Joaquim Agostinho demitiu-se da presidência do Conselho Fiscal do Boavista no final de agosto
  2. Próximas eleições do Boavista deverão decorrer até janeiro de 2025
  3. Vítor Murta foi condenado por alegado assédio sexual a uma funcionária da SAD
  4. 46,7% dos sócios do Boavista reprovaram as contas de 2022
  5. Filipe Miranda é o primeiro candidato assumido à presidência do Boavista

Saída inesperada do antigo líder do órgão fiscalizador


Joaquim Agostinho surpreendeu o Boavista ao demitir-se da presidência do Conselho Fiscal do clube no final de agosto, a menos de meio ano das próximas eleições que deverão decorrer até janeiro de 2025.


«Não comento nada. As razões foram apresentadas a quem de direito. Na altura, falei com Tavares Rijo e Vítor Murta, presidentes da Mesa da Assembleia Geral (MAG) e da direção, respetivamente», disse Agostinho à Lusa.

Implicações da condenação de Vítor Murta


Joaquim Agostinho integrava por inerência o Conselho Geral do Boavista, órgão consultivo do emblema do Bessa, que se reuniu na sexta-feira para analisar as implicações da recente condenação de Vítor Murta por alegado assédio sexual a uma funcionária da SAD.


«Foi lida nessa sessão uma mensagem minha para o presidente do Conselho Geral [Arnaldo Figueiredo] a dizer que, como me tinha demitido anteriormente, entendia que não deveria estar presente nem a ocupar aquele lugar por inerência», acrescentou Agostinho.

Dois mandatos presidenciais de Vítor Murta


Joaquim Agostinho acompanhou quase na totalidade os dois mandatos presidenciais no clube de Vítor Murta, que tinha sido eleito sem oposição como sucessor de João Loureiro em dezembro de 2018, sendo, posteriormente, reconduzido também sem concorrência em janeiro de 2022.

Reprovação das contas de 2022 em Assembleia Geral


O Conselho Fiscal tem, entre outras atribuições, de emitir pareceres sobre os relatórios e contas do clube submetidos em Assembleia Geral, sessão decorrida pela última vez em 26 de abril, quando os associados do Boavista reprovaram o documento referente a 2022, com 46,7% de votos desfavoráveis.


Na altura, as panteras garantiram que essas contas seriam reavaliadas em breve numa nova reunião magna ordinária, em simultâneo com a apresentação do relatório de 2023, que ainda estava a ser ultimado pela direção de Vítor Murta.

Novo candidato à presidência do Boavista


De acordo com o segundo ponto do artigo 99.º dos estatutos do Boavista, «no caso de vacatura do cargo de presidente, o Conselho Fiscal é dissolvido, procedendo-se a novas eleições» para o órgão em causa.


O próximo escrutínio do clube deve decorrer até janeiro de 2025 e tem como primeiro candidato assumido Filipe Miranda, antigo guarda-redes e capitão e atual diretor desportivo do futsal axadrezado, que anunciou essa intenção na sexta-feira, horas antes da reunião efetuada pelo Conselho Geral sobre a situação de Vítor Murta.

Bruno Fernandes fala sobre a sua passagem pelo Sporting e a saída de Rúben Amorim

  1. «Sempre quis jogar num dos grandes em Portugal e felizmente fi-lo no clube certo»
  2. Fernandes cumpriu 250 jogos pelo Manchester United
  3. «Quando sonhas em jogar num clube destes e em ser profissional, nem metes um número na cabeça. Eu quero é jogar, quero marcar golos, fazer assistências. Nada me faz mais feliz do que estar dentro do campo»
  4. «O que o Sporting tem de fazer agora é pensar que vai correr bem, vamos continuar com o ambiente incrível que criámos, passam treinadores e jogadores, mas o clube continua cá»

Sevilha demonstra interesse em contratar Iván Jaime do FC Porto

  1. O Sevilha demonstrou interesse em contratar Iván Jaime do FC Porto
  2. Iván Jaime tem contrato até 2028 e cláusula de rescisão de 80 milhões de euros
  3. Transferência em definitivo é pouco provável, cedência pode estar em cima da mesa
  4. Iván Jaime tem somado 13 jogos, 4 golos e 2 assistências esta época

Bruno Fernandes rende homenagem ao seu passado no Sporting

  1. O Sporting proporcionou a Bruno Fernandes chegar aos palcos mais importantes e concretizar o sonho de jogar na Premier League e na Seleção Nacional
  2. Bruno Fernandes quer voltar a ganhar a Premier League e a Liga dos Campeões com o Manchester United
  3. Rúben Amorim deixou impacto positivo no Sporting, e Bruno Fernandes espera que tenha o mesmo no Manchester United
  4. Bruno Fernandes sempre quis jogar num dos grandes clubes em Portugal, e felizmente fê-lo no Sporting

Artur Jorge distinguido pela FPF e Câmara Municipal de Braga

  1. Artur Jorge é campeão do Brasil e vencedor da Taça dos Libertadores com o Botafogo
  2. A homenagem a Artur Jorge vai ter a presença de Fernando Gomes, presidente da FPF, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga
  3. Artur Jorge foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo seu trabalho no comando do Botafogo
  4. A cerimónia de homenagem a Artur Jorge realiza-se no dia 26 de dezembro, às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga