O Benfica procura deixar para trás a polémica e o recente resultado negativo na Liga dos Campeões, com o foco total na I Liga. O adversário da 23.ª jornada é o AVS, num encontro que se espera de afirmação para a equipa da casa. José Mourinho, técnico dos encarnados, abordou o estado de espírito da equipa após a turbulência recente:
José Mourinho declarou: “O jogo foi exigente em todas as suas facetas. Até ao minuto 50, foi um grande jogo com exigência máxima do ponto de vista físico, tático e na concentração. Mas também não posso deixar de reconhecer que desde o minuto 51 até agora — e não vai acabar depois da nossa conversa —, não tem sido fácil de gerir emocionalmente tudo o que aconteceu e o que continua a acontecer. Contudo, há jogo amanhã, importante para as nossas ambições. É fundamental ganhar e temos de nos focar para jogar ao mais alto nível.”
O técnico encarnado mostrou-se cauteloso quanto ao AVS, prevendo um adversário aguerrido e com uma estratégia bem definida para o jogo na Luz.
José Mourinho afirmou: “AVS mais próximo da equipa que disputou o Estoril, da equipa que discutiu durante 120 minutos a qualificação para a meia-final da Taça de Portugal. Acredito mais nesse AVS, que o João Henriques mudou para melhor. A equipa joga melhor, está organizada defensivamente e tem jogadores perigosos nas transições. O AVS vem à Luz defender-se, e muito, e tentar a sua sorte em contra-ataques.”
Mourinho confirmou ainda algumas alterações na equipa, forçadas por suspensões e lesões.
José Mourinho disse: “Sim, alguma coisa farei. O Prestianni está castigado e o Aursnes vai ter de parar, para que possamos ter esperança de jogar em Madrid. Não está em mínimas condições para ir a jogo amanhã. Alguma coisa faremos, mas sempre com a noção de que o jogo é difícil e temos de ganhar.”
Por outro lado, João Henriques, treinador do AVS, destacou a responsabilidade do Benfica em vencer, mas sublinhou a ambição da sua equipa em conquistar pontos.
João Henriques declarou: “O Benfica é a única equipa que ainda não perdeu no campeonato e tem a responsabilidade total de vencer. Não há outra forma de o dizer, vai defrontar o último classificado. É mais uma oportunidade para o AVS conquistar pontos, porque não vamos ao Estádio da Luz para ver o Benfica vencer, mas sim para sermos competitivos e sairmos com alguma coisa, preferencialmente pontos.”
O treinador do AVS falou sobre o impacto da recente vitória no moral da equipa, apesar de reconhecer a dificuldade da tarefa que se avizinha.
João Henriques afirmou: “Esta só foi a melhor semana de trabalho porque a cara de quem ganha nunca é igual à de quem perde. Mas tínhamos tido outras boas semanas e faltava-nos apenas a vitória. Naturalmente, será um jogo difícil, à semelhança do que têm sido as receções do Benfica aos adversários.”
Questionado sobre a alegada sobrecarga de jogos do Benfica, João Henriques desvalorizou um possível impacto na performance da equipa adversária.
João Henriques disse: “Historicamente, nas últimas situações em que o Benfica teve um jogo de campeonato entre outros dois, venceu sempre. Se o Benfica mudar os 11 jogadores, será na mesma muito mais forte do que o AVS e terá a mesma obrigação de vencer. José Mourinho sabe muito bem como gerir, mas não terá implicações.”
O jogo terá lugar no Estádio da Luz, às 18 horas de sábado, com a arbitragem a cargo de Miguel Fonseca.