Benfica e Fenerbahçe retomaram, esta segunda-feira, as negociações com o objetivo de concretizar a transferência, em definitivo, de Kerem Akturkoglu. Ultrapassa-se, assim, uma súbita quebra no diálogo que chegou a colocar em risco o negócio.
De acordo com informações avançadas pelo jornalista turco Yagız Sabuncuoglu, a direção liderada por Rui Costa está a exercer pressão para finalizar o acordo que já havia sido previamente estabelecido. Este acordo envolvia uma componente fixa de 22,5 milhões de euros, acrescida de uma variável de 2,5 milhões de euros.
Impasse nas negociações
A equipa comandada pelo técnico português José Mourinho procura reduzir o montante total da transferência. Inicialmente, o Fenerbahçe tinha a intenção de contar com o avançado já no jogo contra o Benfica, relativo à primeira mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões, agendado para quarta-feira.
No entanto, essa possibilidade foi inviabilizada pelas regras, uma vez que o internacional turco foi utilizado por Bruno Lage no jogo contra o Nice, quando substituiu Fredrik Aursnes nos últimos seis minutos da partida.
Nova Proposta do Fenerbahçe
Este cenário levou o Fenerbahçe a reconsiderar a sua oferta inicial, apresentando uma nova proposta no valor de 18 milhões de euros, que poderá ascender a um máximo de 20,5 milhões de euros, dependendo do cumprimento de objetivos desportivos, tanto individuais como coletivos.
Rui Costa, presidente do Benfica, mantém contacto direto com o seu homólogo do Fenerbahçe, Ali Koç, com o objetivo de concluir a transferência de Kerem Akturkoglu para o clube turco, atualmente treinado por José Mourinho e adversário do Benfica no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
A Situação de Akturkoglu
A informação foi divulgada pelo jornalista Yagız Sabuncuoglu, pouco tempo depois de ter sido noticiado na Turquia que o Fenerbahçe havia apresentado uma oferta de 20 milhões de euros pelo extremo, aguardando a resposta do Benfica.
Akturkoglu não foi utilizado no jogo contra o Estrela da Amadora e permanece próximo de uma saída, a poucos dias do confronto entre as duas equipas na Liga dos Campeões. Após o jogo, Bruno Lage garantiu que o jogador turco “está feliz por estar no Benfica”.
Interesse do Besiktas
Este desenvolvimento surge no mesmo dia em que o presidente do Besiktas, Serdal Adali, admitiu, em entrevista ao jornal turco Fotomaç, a possibilidade de avançar para a contratação de Kerem Akturkoglu.
“Nós queremos o Kerem no nosso plantel, para a nossa amizade com o Fenerbahçe é importante. Se o Fenerbahçe desistir completamente desta transferência, nós iremos tentar”, afirmou Serdal Adali.