CD da FPF revela castigos do Clássico entre FC Porto e Benfica

  1. Benfica multado em 408 euros
  2. FC Porto multado em 1020 euros
  3. Bruno Lage fez gesto provocador
  4. Iluminação insuficiente no balneário

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol revelou, esta quinta-feira, os castigos referentes aos incidentes no Clássico entre FC Porto e Benfica, que terminou com uma vitória dos encarnados por 4-1. Alguns dos castigos destacam-se, como o gesto de Bruno Lage para as bancadas e um pormenor sobre a iluminação do balneário dos encarnados no Estádio do Dragão.

O Benfica foi multado em 408 euros devido ao gesto de Bruno Lage, que levantou quatro dedos na direção dos adeptos portistas, no momento em que a sua equipa marcou o quarto golo. O relatório do delegado da Liga descreve: “Ao minuto 90+4, na sequência da marcação do quarto golo do Benfica, o treinador visitante, Bruno Miguel Silva do Nascimento, virou-se para os adeptos visitados, instalados na Bancada Poente inferior, levantou o braço e fez o gesto com os 4 dedos esticados, provocando uma reacção dos adeptos que responderam atirando vários objetos na direcção do banco visitante, sem ter acertado em ninguém nem causado interrupção do jogo.”

Multas e Penalizações ao FC Porto

O FC Porto também sofreu penalizações, tendo sido multado em 1.020 euros pela insuficiente iluminação no balneário destinado ao Benfica no Estádio do Dragão. O relatório refere que “Na chegada ao estádio verificámos que o balneário visitante não tinha iluminação suficiente, tendo de imediato alertado o Director de campo que justificou com problema eléctrico e que iriam resolver de imediato. No entanto, a situação não se alterou até à verificação final do jogo feita pelo Delegado da Liga.”

Além disso, os dragões viram Ricardo Jorge Pereira, conhecido como Joca, e José Carlos Santos Ribeiro serem suspensos por 17 e 8 dias, respectivamente. Ambos foram multados devido a uma reacção a uma provocação de António Silva, do Benfica, que, segundo o relatório, gritou Chupa! na entrada para o corredor de acesso ao balneário, desencadeando uma reprodução de insultos entre os agentes desportivos das duas equipas. O documento cita: “Identificamos os agentes desportivos do FC Porto: Ricardo Jorge Silva Pereira e José Carlos Santos Ribeiro, que insultaram o descrito jogador dizendo: 'filho da p..., vai para o car..., chupa tu car...'.”

Impacto dos Castigos no Clássico

Com as decisões do Conselho de Disciplina, o Clássico não foi apenas um evento marcado pelo resultado em campo, mas também teve implicações significativas para ambos os clubes. As multas e as suspensões não só servirão de aviso, como também farão parte da memória deste jogo que ficou marcado por emoções intensas, tanto dentro como fora do relvado.

Os clubes envolvidos, FC Porto e Benfica, terão que agora lidar com as repercussões destes incidentes, que vão além do resultado desportivo. Em jogos tão acirrados, é comum que as rivalidades ganhem contornos mais intensos, e as autoridades desportivas têm a responsabilidade de assegurar que o fair play e o respeito sejam sempre mantidos, tanto por parte dos jogadores como dos adeptos.

Petit garante que Rio Ave vai "dar a volta à situação"

  1. 'está num ciclo negativo'
  2. 'dar a volta à situação'
  3. 'É um jogo importante para nós porque precisamos de dar a volta a esta situação e a este período negativo. Temos de encará-lo de frente e dar o peito às balas'
  4. 'coragem, comportamentos e atitudes diferentes'
  5. 'Sabemos que o momento não é bom. Não vamos esconder nem meter a cabeça debaixo da areia'

Vasco Seabra confia na ambição do Arouca para enfrentar o Benfica

  1. Vasco Seabra garantiu que a equipa do Arouca vai lutar pelos três pontos contra o Benfica
  2. Arouca quer proporcionar um 'espetáculo fantástico' contra o líder do campeonato
  3. Treinador lembra que Arouca é um clube que 'consegue conquistar coisas que ninguém esperaria'
  4. Arouca quer 'adiar o golo do Benfica' e marcar 'o mais rápido possível'

Carlos Carvalhal elogia jogadores jovens do Sporting de Braga

  1. Carvalhal elogiou jogadores jovens do Braga por serem 'pessoas equilibradas'
  2. Braga procura ter jogadores experientes para apoiar os jovens da formação
  3. Braga ocupa o 3º lugar após empate em Alvalade, mas Carvalhal diz que foi 'semana normal'
  4. Jogadores Roger Fernandes e Fran Navarro continuam indisponíveis