Investimento recorde na janela de transferências brasileira
A janela de transferências de verão no Brasil (inverno na Europa) registou um investimento recorde, com os dois primeiros classificados do Brasileirão de 2024 - Botafogo e Palmeiras - a protagonizarem a esmagadora maioria dos negócios mais vultosos.
No total, os dois clubes investiram cerca de 130 milhões de euros em reforços, representando 46% do montante global gasto pelos 20 clubes da Série A brasileira, que ultrapassou os 270 milhões de euros. Uma quantia recorde, superior aos 160 milhões gastos na primeira janela de 2024.
Principais contratações dos clubes brasileiros
O Palmeiras destacou-se com a contratação do avançado Vítor Roque, do Betis, por 25,5 milhões de euros, tornando-se a maior aquisição entre clubes brasileiros da história. Além disso, os paulistas reforçaram-se com o médio Paulinho, ex-Atlético Mineiro, por 18 milhões de euros.
Já o Botafogo, que liderava o campeonato no final da época passada, perdeu algunas das suas principais figuras, como Almada e Luiz Henrique, mas investiu 14 milhões de euros no médio uruguaio Santiago Rodríguez, além de outros reforços.
O Atlético Mineiro, beneficiando da venda de Paulinho, realizou uma série de contratações, incluindo o avançado Junior Santos, ex-Botafogo. O Santos, por sua vez, repatriou o seu astro Neymar e trouxe o argentino Rollheiser do Benfica por 11 milhões de euros.