Vertonghen, que esteve no Benfica durante duas temporadas, com um total de 89 jogos disputados, destacou o trabalho realizado por Schmidt e a qualidade da equipa, mas lamentou a forma como soube que não ia jogar sob o comando do treinador alemão.
"Trabalhei com ele dois meses. É óbvio que fez um grande trabalho no Benfica. Para começar, tem uma grande equipa, temos de ser honestos. É a melhor equipa que vi em anos. Há uma boa combinação de jovens portugueses com estrangeiros experientes. Sobre isso não tenho muito a dizer, mas gostava que tivesse esclarecido mais cedo a minha situação e não só no último dia de transferências", afirmou Vertonghen.
O belga acrescentou ainda: "Foi mesmo no último dia. Se fosse eu o treinador, teria sido mais claro. Não quero falar mal de ninguém, não quero atirar pedras, mas foi o que senti. Benfica é um grande clube, com grandes pessoas, mas na altura acho que merecia mais transparência".
Apesar do descontentamento em relação à falta de clareza por parte do treinador, Jan Vertonghen decidiu rumar ao Anderlecht no início da época de 2022/23, onde irá representar o clube do seu país natal.