O Benfica está a traçar ambiciosos planos para o seu futuro, com o objetivo de consolidar-se como um dos maiores clubes do mundo. Em entrevista às plataformas oficiais do clube, Rui do Passo, vice-presidente das «Águias», revelou os principais desafios que o Benfica enfrenta e um sonho que poderá tornar-se realidade: a construção de um novo estádio com capacidade para 120 mil lugares.
O plano estratégico do Benfica assenta em três pilares fundamentais: sócios e adeptos, vitórias e títulos, e prática desportiva. Segundo Rui do Passo, o objetivo é «ter mais sócios, ganhar adeptos» e «ganhar mais», pois está no «ADN» do Benfica ser um clube vencedor. Além disso, a promoção da prática desportiva, mesmo com uma vertente social, deve ser um fio condutor.
Estádio da Luz não comporta mais crescimento
No que diz respeito ao Estádio da Luz, Rui do Passo foi claro: «Neste estádio, não podemos ir mais além dos 70 mil, por questões de segurança, comodidade e regulamentação. Temos de começar a pensar num novo estádio. Este estádio começa a esgotar-se.» O vice-presidente encarnado revelou que o clube «tem de ter a capacidade mítica que está na cabeça de todos os benfiquistas, que são os 120 mil» lugares.
O dirigente acredita que o atual Estádio da Luz, com cerca de 70 anos, pode ser reaproveitado para outras modalidades, nomeadamente o futebol feminino e o râguebi. «Quero sonhar com assistências de 40, 50 e 60 mil a ver jogos de râguebi e futebol feminino. Devemos começar a sonhar com um novo estádio», afirmou Rui do Passo.
Crescimento da massa associativa
O Benfica tem atualmente cerca de 392 mil sócios, um número que o vice-presidente encarnado considera uma «força tremenda». «Estamos a caminho dos 400 mil sócios», sublinhou Rui do Passo, acrescentando que o clube tem listas de espera para a aquisição de camarotes, lugares executivos e red pass.
Para o dirigente, é «muito possível começar a pensar seriamente num projeto» de construção de um novo estádio com 120 mil lugares, tendo em conta a elevada procura por lugares no Estádio da Luz e o crescimento da massa associativa benfiquista. «Temos camarotes cheios e com listas de espera. Temos lugares executivos com listas de espera. Temos red pass com uma brutal lista de espera. Fazendo contas por alto, não é difícil passar de 45 mil red pass para 70 mil, de 5 mil lugares executivos para 10 mil e de 150 camarotes para 300. Temos uma lista de espera para comprar já na planta estes lugares. É muito possível começar a pensar seriamente num projeto destes», concluiu Rui do Passo.
Um sonho que se pode tornar realidade
O vice-presidente do Benfica acredita que a construção de um novo estádio com 120 mil lugares é um sonho que poderá concretizar-se num futuro próximo. Com o crescimento da massa associativa e a elevada procura por lugares no Estádio da Luz, o clube tem condições para pensar seriamente neste ambicioso projeto.
A realização deste sonho posicionaria o Benfica como um dos maiores clubes do mundo em termos de capacidade de estádio, consolidando a sua posição de liderança no futebol português e projetando-o ainda mais no cenário internacional.