O Sporting e o desafio de Rui Borges

  1. O futebol é um mundo imprevisível, onde a euforia e a depressão andam de mãos dadas
  2. Rúben Amorim conseguiu gerir as expectativas no reino do leão através de uma comunicação externa e interna fora do normal
  3. João Pereira foi demitido um mês e meio depois de ter sido apresentado como treinador do Sporting

O futebol é um mundo imprevisível, onde a euforia e a depressão andam de mãos dadas. Nos últimos quatro anos e meio, Rúben Amorim conseguiu gerir as expectativas no reino do leão, através de uma comunicação externa e interna fora do normal. Fez o seu trabalho e o do departamento de comunicação do Sporting, falando por si e por Frederico Varandas. A sua saída, no entanto, expôs o Sporting em várias áreas.

A curta passagem de João Pereira


Ao fim de 44 dias, toda a convicção que levou João Pereira a ser treinador da equipa principal do Sporting desapareceu. «Por norma, as boas decisões devem estar suportadas em critérios que possam justificar as opções que são tomadas», refere o autor. Ruben Amorim é o exemplo de que uma contratação sem critérios previamente identificados, e por valores incríveis, pode converter-se num sucesso. No entanto, «será importante que quem lidera tenha a perceção de que exemplos como o de Ruben Amorim são escassos». Frederico Varandas e a sua administração não entenderam assim e entregaram os destinos do futebol ao jovem treinador João Pereira.


«Não coloco em causa a sua qualidade como treinador. Coloco em causa a decisão de Frederico Varandas por esta não ter por base nenhum critério lógico.» O tempo veio dar razão a esta análise, com Varandas a demitir João Pereira um mês e meio depois da apresentação, justificando que o problema foi que o jovem treinador leonino «não pôde ser igual a si próprio».

A escolha de Rui Borges


Depois do afastamento de João Pereira, a escolha do Sporting recaiu sobre Rui Borges. «A justificação apresentada por Frederico Varandas é que se trata de um treinador que subiu a pulso, que tem uma ideia de jogo bem definida e que tem um bom relacionamento com os jogadores.» Ora, estes critérios não encaixavam na escolha de João Pereira, levantando a questão de se os critérios para a sucessão de Ruben Amorim foram alterados ou se alguma vez a escolha de João Pereira ou Rui Borges teve por base uma análise de diferentes variáveis.


Analisando a conferência de imprensa de Rui Borges, percebe-se que o treinador transmontano está à vontade perante a comunicação social, transmitindo uma mensagem positiva e desdramatizando o grau de dificuldade dos próximos jogos.

O desafio do clássico


Hoje joga-se um dos grandes jogos do futebol português, com as duas equipas separadas por apenas um ponto. Para Rui Borges, é a oportunidade de causar uma primeira boa impressão, sem ter tido muito tempo para trabalhar a equipa. «Uma vitória eleva a confiança e a crença do universo sportinguista. Já uma derrota ou uma má exibição fará com que a confiança dos jogadores não melhore, num momento fundamental da época.»


Do lado do Benfica, a expectativa dos adeptos encarnados está em alta, olhando para o rival e percebendo que o momento é de instabilidade. «Se é verdade que o Benfica tem vencido, muitas vezes sem convencer, hoje é um dia importante para Bruno Lage. Uma vitória vai permitir deixar um rival mais desconfortável e intranquilo. Já uma derrota fará com que muitos adeptos fiquem inseguros relativamente à capacidade do treinador encarnado.»

Joga-se muito neste clássico


Joga-se muita coisa neste dérbi que é um jogo com uma carga emocional muito elevada. «Tanto Rui Borges como Bruno Lage têm muito a ganhar e muito a perder... com Vítor Bruno, tranquilo, a ver tudo de fora.»

A gestão de expectativas de Rúben Amorim


Rúben Amorim conseguiu gerir as expectativas no reino do leão, através de uma comunicação externa e interna fora do normal. «Fez o seu trabalho e o do departamento de comunicação do Sporting, falando por si e por Frederico Varandas.» A sua saída, no entanto, expôs o Sporting em várias áreas.

O legado de Rúben Amorim


Ao fim de 44 dias, toda a convicção que levou João Pereira a ser treinador da equipa principal do Sporting desapareceu. «O tempo veio dar-me razão.» O presidente do Sporting demitiu João Pereira um mês e meio depois da apresentação e de ter posto nos píncaros as expectativas em torno da sua capacidade.


A escolha de Rui Borges como novo treinador suscita algumas questões sobre os critérios utilizados pela administração do Sporting.

Schjelderup afirma-se como peça-chave no Benfica

  1. Médio norueguês Schjelderup, de 19 anos, afirma-se como figura principal no Benfica
  2. Situação do jogador deu uma «volta de 180 graus», de pouco utilizado a titular
  3. Schjelderup está «incrivelmente» feliz com a sua atual condição no Benfica
  4. Barcelona está interessado nos serviços do jovem médio do Benfica

Ambiente tenso no Milan com Sérgio Conceição

  1. Sérgio Conceição chegou ao Milan há apenas um mês para substituir Paulo Fonseca
  2. Técnico português entrou em conflito com vários jogadores rossoneri
  3. Imprensa italiana revela ambiente tenso no balneário
  4. Abordagem autoritária de Conceição 'não está a ser bem recebida em Itália'

Braga e Vasco da Gama negociam a transferência de Bruma

  1. Bruma está a realizar a melhor época da sua carreira, com 13 golos e 8 assistências
  2. O Vasco da Gama apresentou uma proposta de transferência ao SC Braga
  3. O SC Braga exige pelo menos 6 milhões de euros pela transferência de Bruma
  4. Bruma já jogou na Turquia, Espanha, Holanda, Grécia e Alemanha

Gil Vicente e Estoril Praia em confronto direto na 20ª jornada da Liga Portugal Betclic

  1. Gil Vicente vem de uma série impressionante, com 4 vitórias e 3 empates nos últimos 8 jogos
  2. Bruno Pinheiro desvalorizou a derrota diante do Aves, afirmando que «a equipa não se deslumbrou» e que o jogo «foi atípico»
  3. Estoril Praia somou 10 pontos nos últimos 4 jogos, ficando a apenas 2 pontos do Vitória de Guimarães
  4. Ian Cathro afirmou que «o objetivo é simplesmente melhorar todos os dias» e que pretende «que as pessoas gostem de ver a equipa jogar»