Uma carreira brilhante chega ao fim
A judoca Telma Monteiro, de 38 anos, anunciou esta segunda-feira o final da sua carreira desportiva, encerrando uma jornada de mais de duas décadas ao mais alto nível da modalidade. Considerada uma das maiores atletas portuguesas de sempre, Monteiro conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, além de um impressionante palmarés em competições europeias e mundiais.
«Termino a minha carreira como queria, com a sensação que dei tudo o que tinha de dar, e foi como tinha de ser. Uma gratidão eterna», declarou Telma Monteiro em entrevista à BTV. A judoca, que competiu pela primeira vez aos 14 anos, motivada pela irmã Ana Monteiro, também ex-atleta, realçou a importância do Benfica, clube que representou durante 17 anos da sua carreira.
Um legado inigualável
Ao longo da sua carreira, Telma Monteiro destacou-se como a atleta mais medalhada de sempre em Campeonatos da Europa, com 15 medalhas (6 ouros, 2 pratas e 7 bronzes). Nos Mundiais, conquistou 4 pratas e 1 bronze. Somando Masters, Grand Slams, Grands Prix, Taças do Mundo e Opens Continentais, a judoca subiu a 44 pódios, com 21 ouros, 8 pratas e 15 bronzes.
Inicialmente a competir na categoria de -52 kg, Monteiro passou a lutar exclusivamente na de -57 kg a partir de 2008, consolidando-se como uma das principais referências mundiais da modalidade. Chegou mesmo a ocupar várias vezes o primeiro lugar do ranking mundial.
O Benfica, o seu clube do coração
«17 anos de Benfica, uma história muito especial que me orgulha muito. Penso em todas as pessoas que contribuíram para a minha carreira. Cada ippon, cada vitória, derrota, queda...», afirmou Monteiro, referindo-se ao momento especial de ter encerrado a carreira ao serviço do Benfica, conquistando o título nacional de clubes.
«Terminar a ganhar um título pelo Benfica, junto das pessoas que me são próximas, da minha equipa, por isso, para mim, foi especial», concluiu a atleta, que participou em cinco edições dos Jogos Olímpicos (2004, 2008, 2012, 2016 e 2021), sendo uma das poucas desportistas portuguesas a atingir tal feito.
O futuro de Telma Monteiro
Apesar de anunciar o final da carreira desportiva, Telma Monteiro não se afastará do judo. O Benfica, clube do seu coração, confirmou que a atleta irá integrar a estrutura do clube como «coordenadora do judo no clube, para desenvolver e inspirar novas gerações».
«O Sport Lisboa e Benfica enaltece a enorme dedicação e espírito competitivo de Telma Monteiro numa longa e profícua carreira que elevou o prestígio do judo português. No clube do coração desde julho de 2007, contribuiu decisivamente para o crescimento e desenvolvimento da modalidade no Benfica», refere o comunicado do clube.