Clássico com peso superlativo na luta pelo título
Separados por apenas cinco pontos na classificação, Benfica e FC Porto esgrimem argumentos este domingo, às 20h45, no Estádio da Luz, num clássico que pode ter um peso superlativo na luta pelo título do Campeonato. Filipe Martins, ex-treinador do Estrela da Amadora, considera que os chamados «grandes» têm deixado bem vincada a sua supremacia em relação às outras equipas esta temporada, pelo que os duelos entre si ganham outra dimensão.
Pressão igual para as duas equipas
«O campeonato é uma prova regularidade, mas se os chamados grandes continuarem com este ritmo, estes jogos podem ser fundamentais para atribução do título. É verdade que podem ter mais influência do que noutros anos. Como costumo dizer, são jogos que valem seis pontos», começou por referir o treinador. Martins recusa a ideia de que o Benfica está mais pressionado do que o FC Porto. «Sinceramente, parece-me que estão as duas equipas muito pressionadas e, se o Sporting ganhar em Braga [joga antes do clássico], pior ficarão. O Benfica está mais longe na classificação, mas tem um jogo a menos. Não me parece que haja uma pressão maior para eles em função da posição que ocupam neste momento», reagiu, acrescentando que os encarnados poderão estar «mais pressionados por jogarem no Estádio da Luz».
Derrotas europeias não terão impacto
As derrotas europeias de Benfica e FC Porto, no entanto, não deverão ter impacto no clássico, na opinião de Filipe Martins. «Os treinadores jogaram nos dois tabuleiros, percebe-se até pelas opções que tomaram nas partidas europeias, tendo em conta o que iriam jogar um clássico no domingo. E a interpretação que eu faço, é que o clássico tem mais peso do que os jogos europeus. Eles não tiraram o foco da competição interna, até porque na Europa ainda há muito por decidir. Não me parece que irá haver influência psicológica ou física nas equipas pelos resultados que tiveram nas competições europeias».