Na época passada, o FC Porto foi a equipa portuguesa que mais pontuou na UEFA. Contudo, esta temporada os dragões são os que menos amealharam até ao momento. Ao fim de duas jornadas, o Benfica é quem mais pontua e começou 2024/25 como acabara a época passada: como o clube que mais contribui para o ranking UEFA de Portugal.
Liga portuguesa em sétimo no ranking UEFA
A Liga portuguesa é primeira nesta época e sétima no período a cinco anos: este último, é o que define o ranking final e as vagas de cada país nas provas europeias. Portugal caiu para sétimo e com isso perdeu uma vaga na Europa: ficou com duas na Liga dos Campeões e as restantes distribuídas entre Liga Europa e Liga Conferência.
«Para recuperar um lugar europeu e ter mais uma equipa habilitada a entrar na Champions League, a Liga tem de subir ao sexto posto. Esse trabalho está a ser feito com o contributo das cinco equipas que estão em prova: Sporting, Benfica, FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães.»
Benfica contribui com 30% dos pontos para o ranking
O contributo dos vimaranenses tem compensado, assim, o desempenho do FC Porto, que, até ao momento, está aquém do que tem feito nos anos anteriores. De referir ainda que Portugal beneficia do facto de dividir por cinco - e não seis como antes - os pontos amealhados pelas equipas nacionais.
«Assim, o Benfica contribui com quase 30 por cento de pontos para o ranking, seguido do FC Porto com 25. Depois vem o Sporting, SC Braga e Vitória de Guimarães. As restantes equipas são residuais.»
De referir que o sistema de bonificação da UEFA, ou seja, pontos bónus atribuídos por entrar em determinadas fases, foi alterado. Neste momento, há bonificação para Sporting e Benfica (seis pontos) pela Liga dos Campeões.