A nova temporada da Liga de Basquetebol em Portugal, com arranque previsto para esta sexta-feira, poderá ver a sua jornada inaugural adiada devido a atrasos nos processos de inscrição de atletas, sobretudo estrangeiros.
Segundo apurou o Maisfutebol, a nova lei aprovada a 3 de junho, que obriga à regularização da situação de residência e contratos de trabalho dos atletas estrangeiros, principalmente norte-americanos, levou a uma corrida contra o tempo por parte dos clubes para cumprir os requisitos.
Cooperação triangular entre clubes, FPB e AIMA
A cooperação triangular entre clubes, Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e a Agência Portuguesa de Integração, Migrações e Asilo (AIMA) prolongou-se nas últimas semanas, refere o artigo. Isto porque vários emblemas, tanto na vertente masculina como feminina, tinham os atletas estrangeiros com sucessivos vistos de turista ou vistos temporários, o que não é mais permitido.
Para regularizar a situação, os clubes tiveram de partilhar documentos em falta, como registo criminal e número de contribuinte, atrasando o processo de inscrição. Na Supertaça, tanto o Benfica como o FC Porto apresentaram-se com plantéis incompletos por esta razão.
Incógnita sobre adiamento da jornada inaugural
Apesar dos esforços da FPB para acelerar os processos, a incógnita sobre o adiamento da jornada inaugural manteve-se até à manhã desta sexta-feira. Os clubes estão a acertar datas alternativas para os jogos, aguardando a decisão final da federação.
O encontro inaugural da Liga masculina, entre FC Porto e Desportivo da Póvoa, está por agora mantido para esta sexta-feira à noite. A ronda completa, tanto no campeonato masculino como feminino, estava prevista para decorrer até domingo. O Benfica é o campeão em título em ambas as provas.