Gastos com transferências de futebol masculino e feminino atingem novos máximos

  1. Gastos com transferências do futebol masculino atingiram 6,4 mil milhões de dólares
  2. Foram realizadas mais de 10.900 transferências internacionais
  3. Clubes ingleses gastaram mais de 1,6 mil milhões de dólares em transferências
  4. Gastos com transferências do futebol feminino atingiram 6,8 milhões de dólares

De acordo com o relatório da FIFA, o futebol profissional masculino registou um total de gastos de mais de 6,4 mil milhões de dólares em taxas de transferência durante a última janela de transferências, o que representa o segundo maior valor de sempre. Foram registadas mais de 10.900 transferências internacionais, um marco histórico.

Os clubes ingleses foram os que mais gastaram, excedendo 1,6 mil milhões de dólares em taxas de transferência. O maior número de transferências recebidas também foi atingido por clubes da Inglaterra, seguidos por clubes do Brasil e de Portugal.

No futebol profissional feminino, foram gastos 6,8 milhões de dólares em transferências internacionais, mais que o dobro do valor gasto na janela homóloga do ano anterior. Foram registadas mais de 1.100 transferências internacionais, um recorde e um aumento de mais de 30% em comparação com a mesma janela do ano de 2023.

Segundo a jurista Marta Vieira da Cruz, a janela de transferências é «um período determinado por cada federação desportiva (não é exclusiva do futebol), no qual os clubes podem registar jogadores que advêm de outros clubes, ou seja, que são transferidos». Este período é definido por via regulamentar, podendo variar consoante se trate de jogadores profissionais ou amadores, e consoante a transferência seja nacional ou internacional.

Reconstruir o futebol português: Uma visão para 2025

  1. «Esse futebol não pode ser apenas o reflexo de um espetáculo, mas uma escola de valores.»
  2. «Um futebol que, ao plantar os seus pés na terra, não esquece o coração que bate em cada adepto.»
  3. «Os espetáculos só serão melhores e as competições mais equilibradas se a justiça desportiva funcionar, se os regulamentos forem claros e se todos os agentes agirem com o espírito desportivo que tanto apregoam.»
  4. «o talento, e não os interesses obscuros, sejam o motor do jogo, onde o desequilíbrio crónico entre grandes e pequenos dê lugar a uma competição que honre o mérito e não as desigualdades estruturais»

Samu, a nova referência goleadora do FC Porto

  1. Samu leva 16 golos nos primeiros 20 jogos pelo FC Porto
  2. Samu é o segundo melhor marcador do campeonato com 11 golos
  3. Jackson Martínez e Radamel Falcao são os únicos a terem tido melhor registo nos primeiros 20 jogos
  4. Samu só tem 20 anos, enquanto Hulk, Falcao e Jackson tinham entre 24 e 28 na melhor época

Natal no Estádio da Luz

  1. É uma pena que nem todos os adeptos do Benfica possam visitar o Estádio da Luz na véspera do Natal
  2. Há poucas coincidências mais felizes do que jogar em casa no dia 23 de dezembro, com o estádio cheio e uma baliza escancarada para o primeiro lugar da liga
  3. Alguém conhece outra família no mundo, repito, no mundo, que tenha juntado sessenta mil quinhentos e setenta e dois membros numa noite fria de dezembro, num estádio de futebol que às vezes aquece