Benfica empata na Luz e Schmidt permanece contestado

  1. Benfica empatou na Luz a dois golos
  2. Roger Schmidt sob contestação dos adeptos
  3. Rangers saiu da Luz com um empate
  4. Roger Schmidt procurava uma resposta da equipa

O Benfica empatou esta noite na Luz a dois golos e Roger Schmidt não se livrou da contestação dos adeptos. Após o apito final, muitos adeptos assobiaram e mostraram lenços ao técnico alemão, uma atitude a que não é alheia também a goleada sofrida no Dragão (5-0) no passado domingo, frente ao FC Porto. Ainda durante a primeira parte do jogo desta noite, da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, alguns adeptos na bancada estenderam tarjas de protesto.

<br>

"Pedir desculpa é humildade. Arranjar desculpas é fraqueza. Respeitem o Benfica", lia-se na mensagem exposta no Estádio da Luz.

A mudança de atitude foi evidente em certos momentos do jogo, mas as debilidades, especialmente na pressão coletiva e defensivas, do Benfica continuam a assombrar o Benfica e o pontapé na crise que se vive nos últimos tempos ficou pela metade. O Rangers saiu da Luz com um empate a duas bolas e com tudo em aberto para a 2ª mão, na Escócia. Na ressaca das duas derrotas ante os rivais, Roger Schmidt procurava uma resposta da equipa na Liga Europa, frente ao Rangers, e promovia uma pequena revolução no onze inicial, chamando à titularidade Bah, Neres, Cabral e Florentino Luís, com Kokçu e João Mário a começarem no banco. Do lado dos escoceses, o treinador Philippe Clément mexia em duas peças entre os titulares, com destaque para a presença do português Fábio Silva no onze.

Era preciso uma clara reação encarnada, depois de duas derrotas pesadas, e foi isso que se viu nos primeiros minutos, com uma pressão alta assertiva e bem conduzida e uma boa dinâmica com bola, especialmente na esquerda, com Neres - o mais perigoso do lado do Benfica - e Aursnes a entenderem-se. Contudo, o Rangers, bem mais direto e vertical com bola, foi letal e, na primeira vez que conseguiu ultrapassar essa linha de pressão, defeituosa na direita do Benfica, pela menor ajuda de Di María, e acabou por marcar, aos 7', por Tom Lawrence, após cruzamento de Diomandé. O golo deixou o Rangers atrevido e a turma escocesa foi tentando o golo na meia distância, até porque não fazia muita questão de ter a bola no pé muito tempo. Fábio Silva apresentava-se a extremo esquerdo, o lado menos dinâmico da equipa - Sterling e Tavernier mais perigosos, na direita - e era Dessers quem ia combatendo com os centrais encarnados, até à passagem da meia hora de jogo, quando a pressão escocesa baixou e estes passaram a apresentar um bloco mais baixo.

Com esse bloco, o Benfica passou a estar mais tempo em ataque organizado e teve menos espaço para explorar entrelinhas, o que o afastou da baliza de Butland. Contudo, em cima do intervalo chegou a emoção. Primeiro, Souttar teve uma péssima abordagem num canto, fez mão e permitiu a Di María empatar de penálti, aos 45+2, mas apenas três minutos depois, numa jogada de insistência pela esquerda, o Rangers apanhou a defesa encarnada às aranhas e Fábio Silva serviu Dujon Sterling para o 1-2.

O Benfica precisava claramente de reagir e a atitude pressionante estava lá, assumindo os riscos que daí advinham, que iam permitindo, a espaços, as transições do Rangers, especialmente, desta vez, pela esquerda, onde Fábio Silva ia crescendo com bola e servindo de pivot para chamar a equipa. Apesar disso, o Rangers tinha cada vez menos bola, assumia o registo defensivo e entregava a responsabilidade ao Benfica. Numa primeira fase, a equipa voltou a ter dificuldades com bola, mas o crescimento de Rafa - menos preso ao centro e mais na direita - alavancou claramente a equipa...e o público da Luz.

O balão de oxigénio para as águias surgiu, no entanto, novamente de um erro defensivo. Roger Schmidt já tinha colocado Marcos Leonardo em jogo (aos 65') e apenas dois minutos depois Di María bateu o livre na direita e viu Goldson, tal e qual um avançado, cabecear para golo, mas na própria baliza...O jogo estava relançado e o ímpeto de jogo mudava claramente. O Rangers parecia cada vez mais «comprar» este resultado e o Benfica tentava crescer, pelas asas de Rafa e Neres.

O empate persistiu até final, a reação encarnada da 2ª parte ficou a meio e a eliminatória fica completamente em aberto para a 2ª mão. A crise do Benfica, por sua vez, continua.

Kokçu lamenta derrota do Benfica contra o Feyenoord

  1. Orkun Kokçu trocou o Feyenoord pelo Benfica em 2023 por €25 milhões
  2. Benfica perdeu por 0-1 frente ao Feyenoord na Liga dos Campeões
  3. Kokçu lamentou a falta de resposta da equipa à pressão do Feyenoord
  4. Kokçu não quis entrar em detalhes sobre a relação com o treinador Roger Schmidt

FC Porto expulsa sócios implicados em incidentes na Assembleia Geral

  1. Além de Fernando Madureira, Sandra Madureira, Vítor Catão e outros foram notificados da decisão de expulsão como sócios do FC Porto
  2. A Operação Pretoriano relaciona-se com tentativa de criar clima de intimidação na Assembleia Geral do FC Porto
  3. Os arguidos estão acusados de diversos crimes, incluindo ofensa à integridade física e coação agravada
  4. A direção do FC Porto garantiu em agosto que instauraria processos disciplinares contra os sócios acusados
  5. O Ministério Público requer penas acessórias de interdição de entrar em recintos desportivos entre 1 a 5 anos

Halis Kokçu acredita que amizade com Arne Slot pode levar Orkun Kökçü para o Liverpool

  1. Halis Kokçu, pai do médio do Benfica Orkun Kökçü, acredita que a amizade entre o seu filho e o treinador Arne Slot pode levar o jogador a um clube tão grande como o Liverpool no futuro
  2. O Orkun é um jogador que tem potencial para dar o próximo passo
  3. O camisola 10 do Benfica está em boa forma na nova temporada e leva quatro golos e três assistências em 10 partidas oficiais

João Carvalho de regresso ao onze do Estoril

  1. João Carvalho, médio de 27 anos, regressa ao onze titular do Estoril após entorse no joelho
  2. O Estoril recebe o Arouca numa partida importante para as aspirações de subida de divisão
  3. Ian Cathro, treinador do Estoril, poderá repetir a estratégia que resultou no único triunfo da equipa esta época
  4. Fabrício Garcia, Yanis Begraoui e Alejandro Marqués são os restantes candidatos à titularidade na frente de ataque

Nacional enfrenta dificuldades na visita ao Casa Pia, diz treinador Tiago Margarido

  1. Equipa do Casa Pia joga bem e procura construir jogo a partir de trás
  2. Nacional focado em recuperar atletas a nível físico e mental após eliminação da Taça de Portugal
  3. Treinador Tiago Margarido confia que equipa vai conquistar primeira vitória fora de casa nesta época
  4. Nacional luta pela manutenção até à última jornada, defende Tiago Margarido

Samu Omorodion, a grande revelação do FC Porto

  1. Samu Omorodion, avançado de 21 anos do FC Porto, tem sido uma das grandes revelações da presente temporada
  2. Tem apontado 7 golos em outros tantos jogos
  3. Foi recentemente convocado pela seleção sub-21 de Espanha, onde apontou um poker
  4. Sonha em jogar no Sevilha, onde jogou na academia

Rio Ave com moral alta para visitar o Benfica

  1. Rio Ave eliminou o Atlético (3-1) no prolongamento da Taça de Portugal
  2. Luís Freire empatou (1-1) com o Benfica na última visita ao Estádio da Luz
  3. Petrasso e Vrousai estão lesionados e suspensos, respetivamente
  4. João Tomé, formado no Benfica, pode substituir Vrousai