João Valido, guarda-redes do Arouca, é a grande figura da edição de novembro da Revista Lobos, a publicação mensal do clube arouquense. O jovem de 24 anos, que chegou ao clube esta temporada, concede uma entrevista onde revela a sua jornada, desde a conciliação da carreira de futebolista com a licenciatura em Gestão de Desporto, até à sua luta contra os diabetes.
Carreira dual
«Há uns tempos, pratticava outra modalidade além do futebol, o pentatlo moderno. Os meus pais sempre forçaram muito para que eu continuasse a estudar. Nessa modalidade, a carga de treinos era muito superior. Isso fazia-me impressão, porque questionava-me como é que os jogadores de futebol não estudavam? Hoje em dia percebo que tinha a ideia errada, porque apesar de os jogadores terem menos carga horária dos treinos, é mais difícil estudar, porque, nos outros treinos, conseguimos articular melhor com os estudos», revelou João Valido.
Luta contra a diabetes
O guardião, que já foi a cara de uma campanha de sensibilização para a diabetes, abordou também a forma como lida com a doença: «Posso dizer que agora a doença não afeta o meu dia a dia. Desde que me lembro, sou diabético. Acho que a parte mais difícil e quem a teve de carregar para a frente foram os meus pais. Eles sim tiveram que mudar a rotina das suas vidas.»
Percurso formativo
Proveniente das camadas jovens do Vitória de Setúbal, onde fez praticamente toda a sua formação, João Valido destacou ainda o papel de alguns treinadores que marcaram o seu percurso até chegar aos escalões seniores do futebol, como Daniel Sousa e Carlos Ribeiro. «Tenho de agradecer ao mister Daniel Sousa, que sempre me passava muita confiança e ajudou a que tudo corresse bem [depois de uma grave lesão]. Apesar de ser novo, já apanhei muitos treinadores importantes. Desde o primeiro treinador que me chamou para a equipa principal do V. Setúbal, o mister José Couceiro, que encontrei por duas ocasiões... mas, claro, há um treinador que será sempre muito importante para mim, que é o meu primeiro treinador de guarda-redes, que me treinou desde os 8 anos. É o mister Carlos Ribeiro. Foi o treinador mais importante que tive na carreira porque teve confiança em mim ao longo destes anos e também foi alimentando o sonho de que eu poderia chegar a jogador profissional», enalteceu João Valido.