Benfica despede-se de Rafa Silva a "três golos de ouro"

  1. Rafa Silva marcou 2 golos
  2. Jogo de despedida de Rafa do Estádio da Luz
  3. Benfica goleou Arouca por 5-0
  4. Rafa Silva com 326 jogos e 94 golos pelo Benfica

Último jogo memorável de Rafa no Estádio da Luz


O Benfica despediu-se de Rafa Silva com «chave de ouro», goleando o Arouca por 5-0 no último jogo do internacional português no Estádio da Luz. Independentemente do resultado, a classificação de ambas as equipas iria permanecer inalterada, pelo que estavam em jogo a honra, o prestígio e a despedida de Rafa Silva.

Benfica e Arouca apresentaram o seu sistema habitual: 4x2x3x1. Roger Schmidt apostou em Rafa na posição de ponta de lança, uma opção «muitas vezes criticada mas que, por "ironia do destino, resultou na perfeição"», como analisou Vítor Vinha.

Domínio total das águias


O encontro foi de «sentido único», com o Benfica a impor a sua superioridade durante os 90 minutos. «Com ambas as equipas fiéis aos seus princípios de jogo, o segredo da vitória encarnada esteve na forte pressão que exerceu durante os 90 minutos», explicou Vinha. O Arouca «bem tentou construir desde trás, tanto de forma curta como de forma longa, mas a organização e os timings de pressão das águias foram perfeitos, com o Arouca a não conseguir ligar o seu jogo».

O Benfica venceu quase todos os duelos, recuperou imensas bolas no meio-campo ofensivo e asfixiou o adversário. «Com bola, a qualidade das águias veio ao de cima. Aproveitando o espaço nas costas da defesa arouquense e a qualidade das movimentações à profundidade, por parte do ataque encarnado, o Benfica marcou cinco golos, mas poderiam ter sido mais», analisou Vinha.

Rafa Silva brilha na despedida


Di Maria, Kokçu, Tengstedt e Rafa Silva, por duas vezes, marcaram os golos da goleada do Benfica. Sobre Rafa Silva, Vinha escreveu: «O internacional português fez o seu último jogo no Estádio da Luz. Ainda com um derradeiro encontro por realizar na presente temporada, foram oito épocas de águia ao peito, trezentos e vinte seis jogos e noventa e quatro golos marcados. O seu talento e velocidade são inegáveis. Repleto de magia e argumentos ofensivos, Rafa despediu-se dos benfiquistas de forma memorável. Dois golos que reflectem a sua qualidade: um remate forte indefensável e uma jogada digna do seu melhor, com uma picadinha por cima de Arruabarrena, coroaram um adeus anunciado. E ainda assistiu Tengstedt para o quarto golo. Rafa Silva vai deixar saudades e fica a sensação de que o seu percurso poderia ter tido outros voos.»

Kokçu, que jogou na posição 10, «não é de grandes sorrisos, tem grande alma competitiva e soma números no lugar onde se sente mais feliz», concluiu Vinha.

Bruno Fernandes fala sobre a sua passagem pelo Sporting e a saída de Rúben Amorim

  1. «Sempre quis jogar num dos grandes em Portugal e felizmente fi-lo no clube certo»
  2. Fernandes cumpriu 250 jogos pelo Manchester United
  3. «Quando sonhas em jogar num clube destes e em ser profissional, nem metes um número na cabeça. Eu quero é jogar, quero marcar golos, fazer assistências. Nada me faz mais feliz do que estar dentro do campo»
  4. «O que o Sporting tem de fazer agora é pensar que vai correr bem, vamos continuar com o ambiente incrível que criámos, passam treinadores e jogadores, mas o clube continua cá»

Sevilha demonstra interesse em contratar Iván Jaime do FC Porto

  1. O Sevilha demonstrou interesse em contratar Iván Jaime do FC Porto
  2. Iván Jaime tem contrato até 2028 e cláusula de rescisão de 80 milhões de euros
  3. Transferência em definitivo é pouco provável, cedência pode estar em cima da mesa
  4. Iván Jaime tem somado 13 jogos, 4 golos e 2 assistências esta época

Bruno Fernandes rende homenagem ao seu passado no Sporting

  1. O Sporting proporcionou a Bruno Fernandes chegar aos palcos mais importantes e concretizar o sonho de jogar na Premier League e na Seleção Nacional
  2. Bruno Fernandes quer voltar a ganhar a Premier League e a Liga dos Campeões com o Manchester United
  3. Rúben Amorim deixou impacto positivo no Sporting, e Bruno Fernandes espera que tenha o mesmo no Manchester United
  4. Bruno Fernandes sempre quis jogar num dos grandes clubes em Portugal, e felizmente fê-lo no Sporting

Artur Jorge distinguido pela FPF e Câmara Municipal de Braga

  1. Artur Jorge é campeão do Brasil e vencedor da Taça dos Libertadores com o Botafogo
  2. A homenagem a Artur Jorge vai ter a presença de Fernando Gomes, presidente da FPF, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga
  3. Artur Jorge foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo seu trabalho no comando do Botafogo
  4. A cerimónia de homenagem a Artur Jorge realiza-se no dia 26 de dezembro, às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga