Joãozinho, que atualmente joga pelo Torreense, chegou ao Sporting proveniente do Beira-Mar em 2012/13 e admitiu que acusou a pressão de estar num clube maior. Em entrevista à Lusa, ele disse: 'São circunstâncias e o Sporting também não era o que é hoje, não estava na posição que está hoje. Havia instabilidade e é normal, tendo vindo de clube pequeno, ter acusado a pressão'. Apesar de não ter se imposto no clube, Joãozinho considera essa experiência como uma aprendizagem para o futuro.
O jogador, de 34 anos, começou a sua carreira nos Olivais Sul e passou por clubes como Olivais e Moscavide, Mafra e Beira-Mar antes de chegar ao Sporting. Após uma passagem curta por Alvalade, jogou pelo Sporting de Braga antes de se aventurar no estrangeiro. Atualmente, ele compete na 2ª Liga, mas não pensa em regressar à I Liga.
Apesar das dificuldades enfrentadas, Joãozinho acredita que o Sporting atualmente tem todas as condições para ser campeão. Ele disse: 'Os quatro podem ombrear lado a lado para serem campeões, sendo que, tendo o Braga na luta, quem sai a ganhar é o campeonato'.