O defesa brasileiro Matheus Reis, do Sporting, é aguardado para o crucial Clássico deste domingo contra o FC Porto, que poderá ter implicações decisivas na luta pelo título da I Liga. Apesar de ter um acordo avançado com o CSKA Moscovo, Reis deverá ser convocado por Rui Borges para o embate no Estádio do Dragão, uma partida chave para as aspirações das duas equipas.
A partida, que fecha a 21.ª jornada do campeonato, representa uma oportunidade de ouro para o Sporting reduzir a distância de quatro pontos que os separa do rival. Matheus Reis, experiente jogador de 30 anos, poderá ser um elemento crucial, tendo em conta a sua versatilidade em campo, podendo atuar tanto como central como lateral-esquerdo.
Experiência e Conhecimento do Jogo
O seu conhecimento do jogo, com 13 partidas frente ao FC Porto sob a sua cintura, confere-lhe um valor inestimável num encontro com tamanha pressão. A janela de transferências de inverno na Rússia apenas se encerrará a 18 de janeiro, o que significa que, apesar do acordo para a sua mudança para o CSKA, a convocação de Reis para o Clássico não implica a sua saída imediata.
O Sporting optou por dar carta branca ao jogador para a rescisão de contrato, permitindo-lhe uma transferência sem custos adicionais para o clube russo. Matheus Reis está prestes a assinar um contrato de três épocas e meia com o CSKA, com um potencial total de rendimento de 12,5 milhões de euros se cumprir todas as etapas do contrato.
A Possibilidade de uma Última Aparição
A saída de Reis já era esperada, uma vez que não se previa a sua renovação com o Sporting, antecipando uma transferência que inicialmente estava projetada para o final da temporada. Desde a sua chegada ao clube em janeiro de 2021, Reis tem sido uma peça útil na formação, apesar da evidência crescente de diminuição da sua influência na equipa.
Com três golos marcados em 222 jogos, o defesa conquistou três títulos de Liga, uma Taça de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga enquanto defendeu as cores do Sporting. O jogador, que ficou de fora dos últimos dois encontros devido a uma expulsão em Arouca, regressa agora às opções do técnico Rui Borges, que está a preparar a equipa para um desafio capital.
Consequências do Resultado para o Sporting
A vitória no Dragão poderia trazer frutos significativos para o Sporting, visto que, além de encurtar a distância para o FC Porto, também serve de aviso ao Benfica, que poderá beneficiar num resultado favorável que venha a ocorrer. Todas as atenções estarão voltadas para este embate recheado de história e talento, onde Matheus Reis poderá deixar a sua marca antes de seguir para o novo desafio na Liga russa.