O FC Porto viu interrompida a sua série de 11 vitórias consecutivas no campeonato ao perder por 2-1 frente ao Casa Pia, em Rio Maior. Este resultado inesperado, na 20.ª jornada da I Liga, deixou os portistas com apenas quatro pontos de vantagem sobre o Sporting, o próximo adversário na competição, aumentando a pressão sobre a equipa.
Apesar do revés, o técnico Francesco Farioli, em declarações após o jogo, fez questão de não desvalorizar o trabalho da equipa. "Esta liga é muito competitiva e não se pode conceder erros como concedemos aqui. É preciso seguir em frente”, afirmou Farioli, sublinhando a necessidade de a equipa aprender com os erros e focar-se nos próximos desafios.
Análise do Treinador e o Apoio dos Adeptos
Francesco Farioli não se eximiu de responsabilidades após o desaire, reconhecendo as falhas da sua equipa. O treinador fez questão de agradecer o apoio incondicional dos adeptos, que, apesar da derrota, demonstraram o seu carinho pela equipa. “Uma palavra aos adeptos pelo apoio no fim do jogo, são importantes para continuarmos o trabalho e para termos confiança para o jogo de segunda-feira”, referiu Farioli, destacando a importância da união entre equipa e bancada.
A reação dos adeptos foi considerada extraordinária
pelo treinador, que vê no apoio contínuo um sinal da confiança no processo de desenvolvimento da equipa. “A reação dos adeptos foi extraordinária ao longo e depois da partida, estão a dar apoio ao processo que temos vindo a desenvolver”, acrescentou Farioli.
Condições de Jogo e Substituições Forçadas
Questionado sobre as condições de jogo, Farioli fez uma menção ao estado do relvado, mas recusou que fosse uma desculpa para a prestação da equipa. "O relvado não estava ótimo, mas não é desculpa para a não entrada do [Rodrigo] Mora”, explicou o técnico. As substituições durante o jogo foram, segundo Farioli, forçadas devido a lesões. “Tive de fazer substituições que não estavam programadas, como o Alberto Costa devido à lesão do Martim [Fernandes] e com o Deniz [Gül]”, esclareceu o treinador.
Farioli expressou a dificuldade em explicar alguns resultados, mas reiterou a humanidade dos seus jogadores, afirmando: “Vê-se o mesmo entendimento de sempre. Há resultados difíceis de explicar. Somos humanos, não somos 'aliens'. Temos de aceitar o desfecho e amanhã é trabalhar como temos vindo a fazer”.
Mercado de Inverno e Confiança no Plantel
O mercado de inverno para o FC Porto está encerrado, com Seko Fofana a ser o principal reforço. Farioli confirmou: “O mercado para nós está fechado. [Seko] Fofana é reforço. Foi um grande esforço do FC Porto no mercado de inverno”. A entrada de Fofana é vista como um passo importante para solidificar o plantel.
O técnico italiano mostrou-se satisfeito com o plantel atual, demonstrando confiança para os desafios futuros. “Temos um plantel equilibrado e com todas as posições reforçadas. Estou muito feliz e satisfeito pelo apoio do clube e cabe-nos trabalhar para ter bons resultados”, concluiu Farioli, apesar da derrota, a liderança está assegurada, mas a pressão aumenta com a aproximação do Sporting na tabela.