Futebol Português de Luto: Homenagens a Jorge Costa, Eterno Capitão do FC Porto

  1. Jorge Costa faleceu aos 53 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.
  2. Rui Barros recordou Jorge Costa como um "guerreiro".
  3. Derlei destacou o impacto de Jorge Costa na construção de um plantel.
  4. Frederico Varandas, presidente do Sporting, prestou homenagem a Jorge Costa.

O mundo do futebol português está de luto pela morte de Jorge Costa, antigo capitão do FC Porto e diretor para o futebol profissional dos dragões, que faleceu aos 53 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória. A notícia da sua morte gerou uma onda de consternação e inúmeras homenagens de figuras ligadas ao desporto, adeptos e amigos.

Jorge Costa, o eterno capitão, deixa uma marca indelével na história do clube e no coração de todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer. As homenagens multiplicam-se, vindas de todos os quadrantes do futebol português e além-fronteiras.

Reações de Antigos Colegas do FC Porto

Rui Barros, antiga figura do FC Porto, expressou a sua dor, lembrando Jorge Costa como um “guerreiro”. “Tivemos muitas batalhas juntos, almoçaradas, foi um guerreiro, ultrapassou as lesões com grande espírito de sacrifício. Era um 'bicho' nos treinos. Fora do campo era adorável, uma simpatia, dentro do campo lutava pelos seus sonhos, o que idealizava para a vida dele, um grandíssimo jogador do FC Porto e da Seleção Nacional”, afirmou ao Porto Canal.

O antigo avançado Derlei também marcou presença no Dragão para prestar homenagem ao antigo central e dirigente portista. “Cabe a nós continuar a lembrar e mostrar tudo o que fez ao longo da vida, deixou um legado para todos, principalmente nesta casa. A construção de um plantel passa muito por um líder”, disse.

Derlei recordou ainda o impacto de Jorge Costa no balneário portista: “Quando cheguei, ele estava a voltar e o Vítor Baía devolveu-lhe a braçadeira de capitão. Desde o primeiro dia que esteve disponível para nos ajudar. Sou um privilegiado por ter vivido aqueles momentos ao lado do Jorge Costa. Perder um jogo nesta casa é um sofrimento muito grande, seguramente que ele passou essa mensagem”.

Memórias de Drulovic

Drulovic, que partilhou o balneário com Jorge Costa, recordou a sua importância no clube: “Lutou até ao fim com todas as forças para ajudar o FC Porto. Era um jogador que marcou a história. Foi um grande capitão, um grande amigo. Há um mês estive aí e ele ofereceu-me uma camisola para o meu neto. Vou recordar-me dele com muitas saudades, muitas saudades”, disse Drulovic à SportTV.

O antigo extremo recordou ainda um episódio curioso: “Quando saí, o FC Porto foi campeão da Europa. Fizemos um jogo, eu estava no Partizan, e nós brincávamos. Disse-me: 'sai daqui, por favor'... Era um amigo. Fiquei muito triste, em choque quando recebi a notícia. Partiu um homem que ainda podia dar muito ao FC Porto. É um símbolo do FC Porto e do futebol português”, completou.

Homenagens Transversais

As homenagens a Jorge Costa estenderam-se para além do universo portista. Frederico Varandas, presidente do Sporting, deslocou-se ao Estádio do Dragão para prestar homenagem a Jorge Costa, mostrando que, acima da rivalidade clubística, existe o respeito pela figura humana e pelo legado desportivo.

A onda de consternação uniu antigos companheiros, rivais e adeptos, todos com o desejo de prestar um tributo a um dos maiores símbolos do FC Porto e do futebol português.