Mesmo depois da derrota por 2-0 no Estádio José Alvalade, o Rio Ave ainda mantém uma ténue esperança de se apurar para a final da Taça de Portugal. Já o Tirsense, a primeira equipa do Campeonato de Portugal a atingir esta fase da prova, parece estar praticamente eliminado, após a pesada derrota por 5-0 na primeira mão, em Barcelos.
O caminho dos finalistas da Taça de Portugal começa a desenhar-se, com o Sporting a ser o primeiro dos três grandes a entrar em ação. Na terça-feira, os 'leões' visitam o Paços de Ferreira, que será a casa do Rio Ave até ao final da temporada, devido aos danos causados pela tempestade Martinho no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde. O Sporting, recordista de troféus da prova com 17 conquistas, e que procura a 31ª presença na final, venceu o Rio Ave nos três confrontos deste ano, dois na Liga e o primeiro jogo das meias-finais.
Sporting no ataque à 31ª final
No primeiro jogo das meias-finais, o Sporting impôs-se por 2-0, com golos de Geny Catamo e Viktor Gyökeres, este de grande penalidade. Os 'leões' iniciaram a sua caminhada na Taça com um triunfo sobre o Portimonense (2-1), golearam o Amarante (6-0) e superaram Santa Clara (2-1, após prolongamento) e Gil Vicente (1-0).
Já o Benfica, recordista absoluto de títulos da Taça de Portugal com 26 troféus, tem praticamente garantida a 39ª presença no jogo decisivo, depois da goleada por 5-0 na primeira mão sobre o Tirsense. As 'águias' tinham antes afastado Pevidém (2-0), Estrela da Amadora (7-0), Farense (3-1) e Sporting de Braga (1-0).
Benfica na rota da 39ª final
A larga vantagem alcançada pelo Benfica deve permitir ao treinador Bruno Lage poupar alguns titulares no jogo da segunda mão, frente ao sétimo classificado da Série A do Campeonato de Portugal, no Estádio da Luz.
Pela primeira vez desde 2019, as meias-finais da Taça de Portugal não contam com a presença do FC Porto, detentor do troféu e vencedor das três últimas edições. Os 'dragões' foram eliminados na quarta ronda pelo Moreirense, num resultado surpreendente.