Um negócio que mudou a história
Cristiano Ronaldo, hoje considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos, chegou ao Sporting em 1996 com apenas 11 anos de idade. No entanto, a sua contratação pelo clube leonino esteve intimamente ligada a uma negociação envolvendo outro jogador, o central Franco.
O Nacional, clube onde Cristiano Ronaldo se formava na altura, tinha uma dívida de 5 mil contos (cerca de 25 mil euros atuais) para com o Sporting, referente aos direitos de formação do jogador Franco. Este havia estado nos juniores do Sporting, antes de sair para o Odivelas e posteriormente assinar pelo Nacional.
O talento que se destacava
Aurélio Pereira, à época chefe do departamento de formação do Sporting, recorda que não havia muita informação sobre o jovem Ronaldo naquela altura. No entanto, após uma semana de testes em Alvalade, os técnicos ficaram entusiasmados com as suas qualidades.
Tinha traquejo com a bola, velocidade, imaginação. Mas acima de tudo reparei na forma como ele dominava completamente o ambiente. Falava, dava ordens, gritava. Todos os outros miúdos olhavam para ele como uma coisa rara, como um talento, descreveu Aurélio Pereira.
Apesar da relutância inicial do vice-presidente financeiro do Sporting, que não via sentido em trocar 5 mil contos por um miúdo de 11 anos, Aurélio Pereira conseguiu convencê-lo da qualidade excecional de Cristiano Ronaldo. Assim, o Sporting acabou por ficar com o jovem prodígio a custo zero, em troca dos direitos de formação de Franco.
No início da época seguinte, Cristiano Ronaldo, com apenas 11 anos, chegava a Alvalade, dando início a uma carreira que o levaria a tornar-se no melhor jogador do mundo.