O dérbi entre Sporting e Benfica, da 16.ª jornada da Liga, resultou em quase 22 mil euros em multas aplicadas às sociedades desportivas (SAD) dos dois clubes, mais precisamente 21.851 euros, de acordo com o mapa de castigos do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Os leões foram punidos em 12.291 euros e o Benfica em 9.560 euros. Esta multa recai sobre ambos os clubes devido a infrações relacionadas com o comportamento incorreto do público nos respetivos setores.
Multa do Sporting
Do total da multa ao Sporting, 9.560 euros foram devido a «comportamento incorreto do público», associado à deflagração de engenhos pirotécnicos por parte de adeptos do Sporting, nos setores A17 e A14. «A completar o total da multa, mais três situações distintas. Mais 1.275 euros foram por "inobservância de outros deveres", no caso pela "entrada de tarjas com dimensões superiores à legalmente permitida". Essas tarjas (três), com dimensões superiores a metro por metro, foram exibidas nas bancadas, com os dizeres, separadamente, "quando faltar inspiração", "que não falte atitude" e "para cima deles!"», pode ler-se no mapa de castigos.
Outros 816 euros foram também por «comportamento incorreto do público», no caso por insultos ao Benfica, por quatro vezes: «"Benfica é m****. Filhos da p***"». Por fim, a SAD do Sporting foi castigada em 640 euros devido à entrada dos jogadores Gonçalo Inácio, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Diogo Pinto na zona técnica, sem autorização, após o jogo. Os quatro jogadores também foram multados de forma individual.
Multa do Benfica
Já o Benfica foi multado em 9.560 euros devido ao «comportamento incorreto do público», tal como o Sporting, devido à deflagração de pirotecnia por parte dos seus adeptos.
O Sporting venceu o Benfica por 1-0, no passado domingo, com um golo de Geny Catamo.