Com os jogos da quarta eliminatória da Taça de Portugal concluídos no último fim-de-semana, chegam agora as multas aplicadas pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aos três grandes clubes do futebol português.
O Sporting lidera o ranking das sanções mais pesadas, tendo recebido uma multa de 4.386 euros. A decisão deveu-se à «violação de dever legal relativo à organização ou segurança de espetáculo desportivo - entrada e permanência de objetos proibidos», em contexto de jogo de risco elevado. Um dos motivos que levou a essa decisão foi a tarja exibida pela Juve Leo durante o Sporting-Amarante, no jogo de estreia de João Pereira: «Lado a lado Mister», podia ler-se.
## Múltiplas multas para FC Porto e Benfica
Já no Moreirense-FC Porto, os dragões ficam obrigados a pagar um total de 3.366 euros por duas multas. Uma (204€) por atraso no início e reinício do jogo, e outra de 3570 euros por comportamento incorreto do público. Entre os incidentes citados, estão cânticos contra Vítor Bruno («Vítor, c*****, pede a demissão), contra a equipa («Palhaços, joguem à bola») ou até a visar o Benfica («Benfica é m****, Benfica é m****, é vergonha nacional»).
## Águias multadas por utilização de pirotecnia
O Benfica é o 'grande' com menores multas. Diante do Estrela da Amadora, os encarnados permitiram a «entrada e permanência de materiais pirotécnicos» no Estádio da Luz e o clube acabou multado em 3.162 euros. No mapa de castigos do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, encontram-se sete situações em que os fãs das águias utilizaram engenhos pirotécnicos, incluindo três flash-lights, uma tocha e um pote de fumo.