Paulinho é uma referência absoluta no Toluca, diz treinador Renato Paiva

  1. O Toluca é liderado por Paulinho, avançado português que se destacou no Sporting
  2. Paulinho já é uma referência para os adeptos, que cantam a sua música
  3. Renato Paiva, treinador do Toluca, afirma que Paulinho é 'brutal' e superou as suas expectativas
  4. O estádio do Toluca está sempre cheio devido ao grande apoio dos adeptos à equipa

O impacto de Paulinho no Toluca tem sido avassalador, segundo o treinador Renato Paiva. O avançado português, que se destacou no Sporting, tem sido uma referência absoluta no clube mexicano, chegando ao ponto de os adeptos já cantarem a sua música.

«Brutal! Estou muito feliz por não me ter enganado»


Se fosse numa palavra, brutal! Brutal. Estou muito feliz por não me ter enganado na primeira conversa que tive com o Paulinho, começou por dizer Renato Paiva em entrevista à Bola. O técnico português revelou que, quando convenceu Paulinho a rumar ao Toluca, lhe disse que ia ser «ainda mais figura do que foi no campeonato português» e que ia «ser uma referência no clube ao longo do tempo, porque vai fazer muitos golos».


E Paulinho confirmou as previsões de Renato Paiva. Disse aos meus diretores: 'Estão a contratar o futuro melhor marcador do campeonato.' E confirmou-se. Não enganei o Paulinho nem os meus diretores, que também não conheciam muito bem o Paulinho, como é óbvio, afirmou o técnico.

Já se canta a música de Paulinho


O impacto de Paulinho junto dos adeptos do Toluca tem sido brutal, segundo Renato Paiva. É já uma referência da equipa, já se canta a música dele. Ele deu uma entrevista muito interessante há pouco tempo a uma televisão e disse: 'Fantástico ter sido o melhor marcador, mas o que quero mesmo é ser campeão no Toluca.'


Renato Paiva revelou que, quando falou com Paulinho pela primeira vez, o avançado lhe disse que gostava «muito da forma como o mister mete as suas equipas a jogar e isso beneficia muito as [suas] características».

Dependência de Paulinho é como a de Michael Jordan nos Bulls


O treinador português comparou mesmo a dependência do Toluca em relação a Paulinho à que os Chicago Bulls tinham de Michael Jordan. Hoje, posso dizer que o maior título que conquistámos até agora é os adeptos dizerem que há muitos anos não sentiam uma ligação tão forte com a equipa. O estádio está completamente cheio, seja qual for o jogo, os diretores sentem muito esse ambiente, dizem o mesmo, que há muito tempo não tínhamos o estádio sempre cheio, afirmou.


Renato Paiva lembrou que, quando chegou, disse aos jogadores que queria fazer do estádio uma «fortaleza», porque as bancadas são muito em cima do relvado e os adeptos são muito fervorosos. Disse que queria essa combinação e fazer do estádio uma fortaleza e dos jogos em casa um inferno para os adversários. A verdade é que só temos uma derrota em 17/18 jogos. O ambiente é fabuloso.

Adeptos gostam da forma como a equipa joga


O técnico português admitiu que o reconhecimento dos adeptos é claro, não só por terem trazido Paulinho, mas «pela forma como a equipa joga». Os adeptos gostam e identificam-se pela forma como a equipa joga, claro que pedem sempre o título número 11, referiu.


Renato Paiva lembrou ainda que, apesar de Paulinho ter marcado 13 dos 38 golos da equipa, se não fosse o Paulinho, coitados de nós. Lembrei-me dessa frase. Até me esqueci do Nápoles do Maradona. Fez o Nápoles campeão sozinho. Do Messi no Barcelona, do Cristiano Ronaldo por onde passou. É tão bom ser dependente de alguém que faça golos, acrescentou.

Sporting falha Abel Ferreira e contrata Rui Borges

  1. O Sporting tentou até à última hora o regresso de Abel Ferreira, tendo havido vários contactos para avaliar a sua disponibilidade
  2. Abel Ferreira não tem intenção de regressar a Portugal no imediato, pretendendo manter-se no Brasil até final de 2025
  3. Rui Borges encaixava no projeto do Sporting devido à qualidade de jogo apresentada em Guimarães, aposta em jovens atletas e forma de comunicar
  4. Frederico Varandas adiou a sua viagem para o Dubai para estar presente na apresentação do novo treinador

João Simões, a promessa do Sporting que começou no Portimonense

  1. Aos 17 anos, João Simões é já uma das grandes promessas do futebol português
  2. João Simões começou a dar os primeiros toques na bola nos escalões de formação do Portimonense
  3. A família de João Simões desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento
  4. Depois de se destacar nos escalões de formação do Portimonense, João Simões mudou-se para o Sporting em 2018/19
  5. João Simões fez nove jogos pela equipa B do Sporting antes de ser lançado na equipa principal

Domínio do Sporting de Rúben Amorim marca época 2023/24 em Portugal

  1. Sporting conquistou o título da Liga com 90 pontos, 10 a mais que o Benfica
  2. Viktor Gyokeres marcou 29 golos na Liga
  3. Sporting não conseguiu a 'dobradinha' ao perder a final da Taça de Portugal
  4. Sporting conquistou o título nacional de futsal
  5. FC Porto venceu a Supertaça sobre o Sporting por 4-3 após recuperar de 3-0
  6. Santa Clara ocupou o 5º lugar na I Liga e venceu o Sporting por 1-0 em Alvalade
  7. Aves SAD impôs a primeira derrota ao Vitória de Guimarães e empatou com o Benfica
  8. Vitória de Guimarães estabeleceu recorde de 8 vitórias consecutivas na Liga Conferência