Polémica na substituição de Amorim
A decisão do Sporting de substituir o treinador Rubén Amorim por João Pereira, um ex-jogador do rival Benfica, tem sido alvo de duras críticas. José Manuel Antunes, antigo vice-presidente do Benfica, foi um dos primeiros a comentar a situação, afirmando que «"Vocês agora substituem ex-jogadores do Benfica por outros ex-jogadores do Benfica"». Antunes lançou então a expressão que tem desagradado ao universo verde e branco: «"É a benfiquização do Sporting"».
A nomeação de João Pereira, que treinava a equipa B do Sporting na Liga 3, para a equipa principal, levantou também questões sobre as suas habilitações. O novo técnico não possui o nível IV do curso de treinadores, necessário para treinar a equipa principal, o que levou a Associação Nacional de Treinadores de Futebol a avisar que fará queixa caso Pereira quebre os regulamentos. «"Nessa circunstância teremos de tomar as medidas indispensáveis e necessárias"», avisou o presidente da Associação de Treinadores, José Pereira.
Saída de Ruben Amorim
A saída de Ruben Amorim do Sporting para o Manchester United também tem sido alvo de comentários. Pedro Santana Lopes, antigo presidente do clube, considerou que o selecionador nacional Roberto Martínez foi «"sádico e desrespeitoso"» por não ter dado minutos de jogo ao jovem Geovany Quenda na última convocatória da seleção portuguesa. Santana Lopes criticou Martínez por não ter permitido que Quenda, de 17 anos, se tornasse no mais jovem de sempre a atuar com a camisola das quinas. «"Uma vergonha o modo como o selecionador Roberto Martinez agiu em relação ao jogador Quenda. Sádico e desrespeitoso. Nem que fosse um minuto"», escreveu o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz na rede social X.
Reações dos adeptos
A "benfiquização" do Sporting e as questões sobre as habilitações do novo técnico João Pereira têm gerado descontentamento entre adeptos e especialistas do futebol português. O próprio Quenda, recorde-se, publicou uma mensagem no Instagram, apontando ao regresso ao Sporting, pouco depois do final do jogo da seleção em Split.