Na antevisão do embate contra o FC Porto, o treinador do Casa Pia, Álvaro Pacheco, expressou a motivação da sua equipa para conquistar a primeira vitória em casa. Ele afirmou: “Defrontar o FC Porto é motivador porque temos a oportunidade de conseguir a primeira vitória em casa, contra o líder que ainda não perdeu e que tem a melhor defesa do campeonato. É algo que nos deixa mais motivados para sermos capazes de alcançar a vitória.”
A confiança do técnico é evidente, especialmente após o empate com o AVS, onde a equipa esteve a ganhar por 3-0, mas deixou escapar pontos cruciais. Reflexionando sobre esse jogo, Pacheco salientou: “A última imagem é a que fica e no último jogo custou-nos perder dois pontos. Mas houve coisas muito positivas. Pela primeira vez o Casa Pia foi capaz de, em casa, estar a ganhar por 3-0 e isso leva-nos a perceber que é esse o caminho e a trajetória que queremos fazer.”
Apelo à Concentração
O técnico também fez um apelo à concentração e ao foco, especialmente nos momentos finais das partidas. “Temos de ser capazes de aprender”, disse Pacheco, acentuando a necessidade de manter a atenção até ao apito final: “No último jogo isso foi-nos fatal e essa pequena distração tirou-nos dois pontos. Temos de ser capazes de aprender.”
Desafios para o FC Porto
Por outro lado, o treinador do FC Porto, Francesco Farioli, não ignora a dificuldade que a sua equipa enfrentará no jogo de segunda-feira, apesar de liderar a I Liga. Em conferência de imprensa, Farioli disse: “Percebo que, da perceção exterior, estejam todos a olhar para 09 de fevereiro [data do clássico], mas o nosso grande passo tem de ser o dia 02 [na segunda-feira], porque o Casa Pia será um adversário difícil, num relvado também difícil, e eles jogarão todas as suas cartas. É aí que está a nossa atenção.”
O foco do treinador portista é bem claro; a sua equipa não pode subestimar o adversário e deve concentrar-se totalmente na partida. Farioli também comentou o estado do Estádio Municipal de Rio Maior, que foi danificado por mau tempo, mas que foi aprovado em vistoria pelos responsáveis. Ele disse: “O campo muito provavelmente não estará nas melhores condições, mas há muito mais além do relvado. O que o país tem vivido nos últimos dias é algo que nos tem deixado a todos preocupados.”
Preparação e Adaptação
As dificuldades criadas pelas condições do relvado não são o único ponto de foco para o FC Porto. Farioli enfatizou a adaptação da equipa ao novo treinador do Casa Pia, mencionando a necessidade de se preparar para as suas táticas renovadas. “Passámos muito tempo a preparar o Casa Pia, que mudou recentemente de treinador”, reconheceu. Ele também abordou a sua recente contratação, Terem Moffi, destacando que “O Terem [Moffi] é um jogador que conheço bastante bem, [...] Mas dá alguma variabilidade e pode jogar no flanco. É bom ter mais um jogador na frente, tendo em conta os próximos meses e as competições em que estamos inseridos.”
Expectativas Elevadas
Dessa forma, a expectativa para o confronto é elevada. O Casa Pia busca a primeira vitória sob a nova liderança, enquanto o FC Porto tenta consolidar a sua posição no topo da tabela. Irá o Casa Pia conseguir a sua primeira vitória em casa, ou o FC Porto manterá a sua invencibilidade? A resposta a esta pergunta será descoberta em campo, na segunda-feira, num jogo que promete emoções fortes.