A despedida de Rúben Amorim do Sporting
A saída de Rúben Amorim do Sporting para o Manchester United tem dominado as notícias desportivas em Portugal. Até programas não desportivos destacam a mudança do treinador português para a Premier League. Nesta sexta-feira, o programa «As Três da Manhã», da Rádio Renascença, pediu aos ouvintes sugestões de uma banda sonora para o adeus de Amorim, e o próprio treinador decidiu participar.
«Obrigado pelas vossas sugestões e pela vossa ajuda para que eu possa ir mais feliz do nosso país. Mas eu gostaria de deixar aqui a minha sugestão, que é a música 'A Minha Casinha', dos Xutos e Pontapés. Porque eu acho que vou ter muitas saudades disto, portanto acho que se encaixa bem na partida», disse Amorim, para espanto das três locutoras, Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques.
O destaque de Viktor Gyokeres
Enquanto a saída de Amorim domina os holofotes, o desempenho de Viktor Gyokeres na vitória do Sporting sobre o Manchester City também tem chamado a atenção. O internacional sueco contribuiu com três golos para o desfecho do encontro relativo à quarta jornada da fase de liga da renovada da Liga dos Campeões.
O antigo treinador Graeme Souness, que orientou o Benfica entre 1997 e 1999, disse não ter dúvidas de que «os clubes vão fazer fila» para conseguir 'resgatá-lo' de Alvalade, dentro em breve. «Sinto que os adeptos do Manchester United terão ficado muito entusiasmados com Rúben Amorim, após o resultado do Sporting frente ao Manchester City. Infelizmente, ele não poderá trazer consigo 11 novos jogadores», começou por escrever Souness.
O interesse de outros clubes em Gyokeres
«Eu gostei a maneira como eles jogaram, com agressividade e velocidade. E que avançado têm em Gyokeres. É de questionar por que é que nenhum clube da Premier League se chegou à frente para contratá-lo, ao Coventry City, por 20 milhões de euros, há um ano», prosseguiu Souness. «Por todo o país, qualquer avançado em ascensão deveria olhar para ele e pensar 'Olhem para o que eu poderia fazer'. Ele corre como o vento, tem muita técnica. É um verdadeiro negócio. Por 80 milhões de euros, no verão, haverá vários a tentar contratá-lo», completou.
A dívida do Sporting com o clube formador de Gyokeres
Entretanto, o Aspudden, clube onde Gyokeres completou a sua formação, alega ainda não ter recebido a totalidade da verba a que teria direito da transferência do avançado do Coventry City para o Sporting, a troco de 20 milhões de euros, mais quatro milhões de euros por objetivos.
Numa reportagem publicada pela agência noticiosa espanhola EFE, uma fonte anónima da direção do emblema sueco assegura que este só recebeu um milhão de coroas (86.225,89 euros) com este negócio, quando, na verdade teria direito a, pelo menos, 200.000 euros, o equivalente a 1%. «Vamos receber mais dinheiro, mas não sabemos quando», afirmou a dita fonte. Já Hanna Bergander, dirigente e responsável de imprensa, fez saber que, assim que esta dívida for liquidada, a verba «será investida em crianças». «Para nós, é muito importante que o dinheiro regresse às crianças», referiu a dirigente, que lamentou, ainda, que não tenha existido «nenhum contacto» por parte do internacional sueco com um clube que o ajudou a 'explodir'.