Com metade da fase de grupos da Liga dos Campeões concluída, a competição europeia tem sido marcada por algumas surpresas. Vários dos grandes clubes favoritos à vitória final não têm conseguido impor-se, arriscando mesmo a ficar eliminados da prova milionária.
O Liverpool lidera isolado a classificação, com quatro vitórias em quatro jogos. Já o Sporting ocupa o segundo lugar, com nove golos marcados e apenas dois sofridos, estando praticamente garantida a passagem aos oitavos de final. Pelo contrário, o Benfica encontra-se apenas na 19.ª posição, dentro dos lugares de playoff, que abrangem as equipas classificadas até ao 24.º lugar.
Surpresas da fase de grupos
Entre os grandes clubes, o campeão europeu Real Madrid está apenas no 18.º lugar da tabela, um lugar acima do Benfica, enquanto o Atlético de Madrid e o PSG, habituados às fases mais adiantadas da competição, ocupam a 24.ª e 25.ª posições, respetivamente, e estariam neste momento eliminados.
Segundo o treinador do Sporting, Rúben Amorim, «o Sporting tem feito um excelente trabalho até agora, mas temos de continuar a trabalhar para manter este nível de exibição». Já o técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, afirmou que «estamos muito satisfeitos com os resultados, mas sabemos que temos um longo caminho a percorrer».
Oitavos de final com surpresas?
Nos oitavos de final, os dois primeiros classificados - o Sporting é neste momento vice-líder - irão defrontar os dois vencedores dos playoffs com pior classificação da fase de Liga, numa tentativa de premiar as equipas mais bem classificadas na primeira fase.
Apesar das surpresas, o Liverpool é, para já, o único colosso que está a confirmar as expectativas, com quatro vitórias, 10 golos marcados e apenas um sofrido. Só os 'reds' conseguem bater até ao momento o que o Sporting está a fazer na fase de grupos.