Nuno Saraiva: «Obrigado, Rúben. Obrigado, Frederico»

  1. Rúben Amorim elevou o Sporting a um patamar desportivo a que nenhum outro treinador conseguiu nas últimas décadas
  2. Frederico Varandas foi o melhor Presidente do Sporting das últimas décadas
  3. A direção do Sporting, com Frederico Varandas e a sua equipa, tem sido resiliente e capaz de defender os interesses do clube junto dos grandes tubarões europeus

O Adeus de Rúben Amorim


Nos últimos dias, muito se tem dito e escrito sobre a conduta e o caráter de Rúben Amorim, no processo de transferência do treinador de Alvalade para Old Trafford. No entanto, Nuno Saraiva, em sua tribuna livre, não tem senão um agradecimento sentido a Amorim por, nestes quatro anos e meio, ter sido «tão Leão» como ele e ter elevado o Sporting Clube de Portugal a um patamar desportivo a que nenhum outro treinador conseguiu nas últimas muitas décadas.


Saraiva reconhece que o timing desta decisão, que é exclusivamente do próprio Amorim, «podia e devia ter sido melhor ponderado», sobretudo se pensarmos no esforço feito pela SAD para lhe dar todas as condições, incluindo salariais, para assegurar o objetivo do bicampeonato, depois das juras de amor e fidelidade ao projeto feitas pelo próprio, pela palavra que empenhou aos jogadores de que jamais os abandonaria nesta empreitada, e pela manifestação implícita de vontade, feita nos últimos dias, de renovar os votos com o nosso grande Clube, «tão grande como os maiores da Europa». Amorim sabe que, perante tudo isto, quebrar abruptamente o ciclo apenas com um quarto da época cumprida tem consequências e causa uma revolta legítima na estrutura e no mundo Sporting.


Apesar de tudo isto, a única coisa que Saraiva quer manifestar a Amorim é gratidão e dizer-lhe, repete, «obrigado Rúben. Que sejas feliz e que tudo te corra bem».

O Mérito da Direção do Sporting


No meio de toda a desilusão que cresce de dia para dia, Saraiva acredita ser imperativo pôr o foco na figura, ou nas figuras, que, além dos jogadores, com o seu Esforço, Dedicação e Devoção, têm proporcionado a Glória nos últimos anos.


«Quem é que, apesar de todos os insultos e desconfianças, teve a coragem de investir na contratação de Rúben Amorim? Quem é que identificou que era ali que estava a chave do sucesso desportivo? Quem é que confiou na competência da equipa de scouting e nas inúmeras qualidades de Hugo Viana enquanto negociador para construir e manter plantéis de indiscutível qualidade que vieram a revelar-se campeões?»

O Trabalho de Frederico Varandas


«Quem é que, com a sua administração composta por Francisco Salgado Zenha e André Bernardo e com a sua direção no Clube, onde também estão o Miguel Afonso, a Maria Serrano, o Alexandre Ferreira, o Pedro Lancastre e o Gonçalo de Albuquerque, seja nas Modalidades, ao nível do equilíbrio financeiro ou na projeção da marca Sporting, tem sido, indiscutivelmente, o melhor Presidente do Sporting Clube de Portugal das últimas décadas?»


«E quem, com a sua resiliência e obstinação, tem sido capaz de bater o pé aos tubarões europeus, obrigando os Manchesters desta vida, apesar de toda a pressão mediática e política que tem sido feita, a vergarem-se à sua vontade, fazendo prevalecer sempre a defesa dos superiores interesses do Sporting Clube de Portugal?»

Um Pedido de Confiança


Sim, a todos eles, nós os Sportinguistas, devemos, no mínimo, um agradecimento pela competência que têm posto ao serviço do Sporting. Aos jogadores devemos união, e também gratidão, e a confiança absoluta de que serão capazes de se emancipar desta era e cumprirem o sonho do bicampeonato. E em Frederico Varandas é justo que confiemos, e Saraiva confia, no seu discernimento, na sua coragem, na sua capacidade de decidir e de escolher o melhor para o futuro do Sporting Clube de Portugal. Saraiva está-lhe grato por este percurso e, por isso, quer dizer-lhe hoje «obrigado, Frederico!».

Quando o fair play é a jogada certa

  1. A frase de Jorge Jesus que dá título à crónica
  2. Os comportamentos antitéticos ao fair play no futebol
  3. O gesto de fair play de Pepê durante um jogo do FC Porto
  4. Outros exemplos de fair play de jogadores como Galeno, Paolo Di Canio e Miroslav Klose
  5. O Japão qualificou-se para a fase seguinte do Mundial de 2018 devido ao Critério do Fair Play

Benfica: a expectativa é uma trampa

  1. Comunicação do Benfica negava realidade sobre o desempenho de Roger Schmidt
  2. Bruno Lage prometeu futebol 'divertido' e 'empolgante'
  3. Goleada sobre o Atlético de Madrid criou expectativas irrealistas
  4. Equipa tem mostrado algumas inconsistências defensivas e no meio-campo
  5. Jogos contra Bayern e FC Porto serão cruciais para progredir

Akturkoglu, a magia turca que o Benfica espera ver brilhar em Munique

  1. Bah tem uma mialgia na coxa direita e será reavaliado na segunda-feira, antes do treino da equipa
  2. Akturkoglu esteve envolvido em 50% dos golos do Benfica nos últimos três jogos, marcando três e dando duas assistências
  3. Desde que Bruno Lage assumiu o comando da equipa, o internacional turco é responsável por 25% dos golos marcados
  4. Akturkoglu marcou em todos os jogos da Liga dos Campeões - Estrela Vermelha, Atlético Madrid e Feyenoord - representando quase 43% do total de tentos das águias na competição

Nacional vence Santa Clara por 2-0 em jogo da Liga Portugal

  1. O Nacional venceu o Santa Clara por 2-0 em jogo da Liga Portugal
  2. Tiago Margarido, treinador do Nacional, considerou a vitória justa e merecida
  3. Vasco Matos, treinador do Santa Clara, considerou a derrota «justa» e lamentou a faceta perdulária da sua equipa
  4. Tiago Margarido, treinador do Nacional, mostrou-se aliviado pelo regresso aos triunfos

Bernardo Silva elogia o Sporting e Rúben Amorim: "É de longe a melhor equipa a jogar futebol em Portugal"

  1. Bernardo Silva considera o Sporting «a melhor equipa a jogar futebol em Portugal»
  2. Rúben Amorim «mudou completamente o paradigma do Sporting», segundo Bernardo Silva
  3. Bernardo Silva tem «boas memórias» da vitória por 5-0 do Manchester City sobre o Sporting na Liga dos Campeões
  4. Viktor Gyökeres é considerado por Bernardo Silva «um dos melhores avançados da Europa» esta época
  5. Bernardo Silva não se compromete a considerar Rúben Amorim um dos melhores treinadores do mundo