Goleadoras chegam a Portugal com parceria da Fundação do Sporting

  1. O projeto Goleadoras chegou a Portugal através de uma parceria com a Fundação do Sporting
  2. Eglantina Zing, CEO do projeto, afirmou que esta é a primeira vez que o projeto chega à Europa
  3. O projeto já conta com 15 raparigas a treinar em Portugal desde setembro
  4. Inês Seco, da Fundação Sporting, disse que o projeto é inovador e terá impacto positivo

O projeto Goleadoras, que se dedica a fortalecer a autoconfiança, a resiliência e as capacidades de liderança de raparigas de comunidades desfavorecidas, está a expandir-se pela Europa, chegando agora a Portugal através de uma parceria com a Fundação do Sporting.

Após três anos de sucesso na Colômbia, Equador, Venezuela e Sul da Florida (EUA), este é o primeiro passo do projeto na Europa, uma oportunidade, segundo a CEO Eglantina Zing, de «explorar o potencial do futebol feminino em Portugal» e estabelecer «um precedente poderoso para capacitar mais raparigas a aderir ao desporto, não apenas para jogar mas para prosperar na vida».

Valores fundamentais do projeto

De acordo com Eglantina Zing, os valores fundamentais do projeto Goleadoras são a promoção da igualdade de género, o desenvolvimento de competências socioemocionais e de liderança. «É uma receita perfeita para inspirar uma nova geração de atletas femininas que não só se destacarão em campo, mas também contribuirão positivamente para a sociedade», afirmou a CEO.

Em Portugal, o projeto está ainda em fase de captação de jogadoras, contando já com 15 raparigas que iniciaram os treinos em setembro. Na terça-feira, para assinalar a inauguração oficial do projeto, as jovens entraram a acompanhar os jogadores do Sporting Clube de Portugal e do Nacional, no estádio José Alvalade, com a camisola do projeto.

Parceria com a Fundação do Sporting

Segundo Inês Seco, coordenadora executiva da Fundação Sporting, esta parceria vai permitir «mais uma oferta para quem está inserido no centro social da Musgueira ou para quem tem interesse e vem de fora mas também quer participar», tratando-se de um projeto «inovador com impacto bastante positivo noutros sítios do mundo».

A ideia base do projeto é a de trabalhar competências pessoais através do desporto, com treinos que começam com o exercício de competências como liderança, saúde física e mental, comunicação, disciplina e resiliência, autoconfiança e autoestima, irmandade e trabalho em equipa, e só depois o treino físico.

O falso nove inesperado de Bruma no Braga

  1. Bruma somou a quinta assistência da época contra o Farense
  2. Bruma já foi autor de quatro golos pelo Braga em 2024/25
  3. A sua imagem de extremo desbordante e fantasia não parecem recomendar a posição de falso nove
  4. A solução de Bruma como falso nove no Braga pode ser apenas um recurso pontual

Projeto Goleadoras leva empoderamento feminino através do futebol a Portugal

  1. O projeto Goleadoras dedica-se a fortalecer a autoconfiança, a resiliência e as capacidades de liderança de raparigas de comunidades desfavorecidas
  2. O projeto Goleadoras teve início há três anos na Colômbia e expandiu-se para o Equador, Venezuela e EUA antes de chegar a Portugal
  3. A CEO do projeto Goleadoras, Eglantina Zing, destacou a importância de trazer o projeto pela primeira vez à Europa e explorar o potencial do futebol feminino em Portugal
  4. A Fundação do Sporting é a entidade parceira do projeto Goleadoras em Portugal

Há 9 anos, Renato Sanches fazia a estreia pelo Benfica

  1. Renato Sanches fez estreia pelo Benfica aos 18 anos
  2. Renato Sanches foi vendido ao Bayern Munique por 35 milhões de euros
  3. Renato Sanches foi campeão na Alemanha e em França
  4. Renato Sanches sofreu várias lesões que afetaram a sua carreira