FC Porto condena insultos racistas em jogo contra Sporting

  1. FC Porto denuncia insultos racistas contra jogadores
  2. Jogo entre FC Porto e Sporting marcado por racismo
  3. Adepto identificado e sob investigação pelas autoridades
  4. Sporting condena ato e instaura processo disciplinar

O FC Porto utilizou o seu site oficial para denunciar e condenar veementemente os insultos racistas proferidos contra os seus jogadores de basquetebol, Wes Washpun e Javian Davis, durante o jogo contra o Sporting, a contar para a 14.ª jornada do campeonato. A partida, que terminou com a vitória do FC Porto por 82-76, ficou marcada por este lamentável incidente.

Segundo o comunicado emitido pelo clube portista, os insultos foram imediatamente sinalizados pelo treinador Fernando Sá. Os factos foram registados pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que se encontrava presente no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, e que conseguiu identificar um dos autores dos insultos. O FC Porto expressou o seu total repúdio por qualquer manifestação de racismo, discriminação ou discurso deódio, reiterando que tais práticas não têm qualquer espaço no desporto ou na sociedade. O clube mostrou-se solidário com os atletas visados e garantiu que irá colaborar com as autoridades competentes para que sejam aplicadas as devidas sanções.

Em resposta, o Sporting também emitiu uma posição, condenando o comportamento do adepto e assegurando que, caso este seja sócio, será instaurado um processo disciplinar. Os 'leões' consideraram o ato absolutamente inaceitável e afirmaram que adotarão uma postura de total intolerância perante tais condutas. O clube lisboeta adiantou que o adepto foi imediatamente retirado do pavilhão e que os procedimentos internos de averiguação já foram iniciados. Para além disso, o Sporting mencionou que, se o agressor for sócio, serão acionados os mecanismos estatutários e regulamentares do clube para eventual procedimento disciplinar junto do Conselho Fiscal e Disciplinar.

A 14.ª jornada da fase regular da Liga de basquetebol é liderada pelo Benfica, com 27 pontos, seguido pelo Sporting, com 25, os mesmos da Ovarense. O FC Porto ocupa o quarto lugar, com 23 pontos.

As Histórias Inusitadas que Marcam o Futebol Português

  1. Leandro Silva teve ataque de ansiedade antes de ir para Chipre.
  2. Beni Souza recebeu um bacalhau como prémio de “homem do jogo”.
  3. A carreira de Leandro Silva passou por FC Arouca, Israel e Arábia Saudita.
  4. Beni Souza tem 22 anos e joga na Académica.