Cláudio Pereira, um jovem árbitro em ascensão
O jogo entre o Sporting CP e o Casa Pia AC, realizado no Estádio de Alvalade, foi dirigido pelo árbitro Cláudio Pereira, de apenas 30 anos de idade. Natural de Braga, Cláudio Pereira é um dos mais novos árbitros do atual quadro da Federação Portuguesa de Futebol, tendo recebido as insígnias da FIFA a 1 de janeiro de 2023.
«É militar de carreira e ostenta as insígnias da FIFA desde 1 de janeiro de 2023. Fez um trabalho com qualidade, alicerçado numa condição física apurada, na tranquilidade patenteada ao relacionar-se com os intervenientes e na capacidade de aplicar a vantagem a preceito, o que aconteceu várias vezes ao longo de todo o jogo», elogiou o cronista.
Lances relevantes
Aos 9 minutos, Viktor Gyokeres, dentro da área adversária, tocou a bola para o ar, que foi desviada pelo peito de Kraev. Ainda se pediu penálti em Alvalade, mas sem razão, uma vez que o médio búlgaro nunca jogou a bola com o braço direito.
Aos 20 minutos, Larrazabal arriscou ao impedir a saída de Maxi Araújo, num lance em que o médio uruguaio podia tentar aproveitar o adiantamento de alguns adversários. O árbitro entendeu que a infração não configurou a chamada "falta tática", em interpretação no limite da benevolência.
Cartões e lances disciplinares
Aos 36 minutos, o árbitro mostrou o cartão amarelo a Kraev após este agarrar Francisco Trincão, impedindo-o de iniciar ataque prometedor. Foi correta a primeira ação disciplinar da partida.
Aos 78 minutos, Kluivert tentou chegar à bola, mas apenas conseguiu derrubar Gyokeres, em infração clara e bem detetada por Miguel Nogueira. O pontapé de penálti foi bem assinalado para o Sporting CP. O jogador neerlandês foi advertido porque, na opinião do árbitro, terá anulado clara oportunidade de golo.
Elogios à atuação do árbitro
«No geral, a equipa de arbitragem, liderada por Cláudio Pereira, fez um trabalho competente, alicerçado numa condição física apurada, na tranquilidade patenteada ao relacionar-se com os intervenientes e na capacidade de aplicar a vantagem a preceito.»