Sporting apresenta plano estratégico: "Éramos um gigante adormecido que está a acordar"

  1. O Sporting encontrava-se em estado crítico em 2018
  2. O Sporting bateu recordes de valorização do plantel (384,6 M€), receitas totais (247M€) e receitas de transferências (145M€)
  3. O Sporting vai lançar um concurso para a remodelação do Estádio José Alvalade
  4. O Sporting vai abrir um novo museu no Alvaláxia

Durante a apresentação do plano estratégico 2024/34 do Sporting, o vice-presidente André Bernardo destacou o trabalho feito desde 2018, quando a atual direção encontrou um "leão clinicamente morto". Lembrando as raízes do clube de Alvalade, Bernardo salientou a diferença em relação aos rivais: «Interessa-nos a forma como ganhamos e jamais elogiaríamos intérpretes dessas vitórias de 20 anos de um lado ou 40 anos de outro. O sportinguista é um rebelde com causa pois lutámos contra um sistema que existiu e se está a desvanecer, e isso só é possível com essa rebeldia. Nós éramos um gigante adormecido que está a acordar».

Rescatar a identidade do clube


O dirigente recordou que durante 40 anos o Sporting se afastou do seu "habitat natural que é a liderança" e que em 2018 a atual direção traçou três objetivos: resgatar a matriz identitária do clube, voltar ao "habitat de liderança" ganhando no curto prazo com crescimento sustentado, e dar uma experiência global a todos os sócios e adeptos. Bernardo destacou que o Sporting conseguiu "matar a secura sendo campeões" e bater recordos de valorização do plantel (384,6 M€), receitas totais (247M€) e receitas de transferências (145M€).

Novas iniciativas


Além do plano estratégico, a apresentação desta quinta-feira serviu também para anunciar outras iniciativas, como o lançamento de um concurso para a remodelação do Estádio José Alvalade e o acordo para a compra do Alvaláxia, onde passará a funcionar o museu do clube. André Bernardo revelou ainda que a parceria com a Nike vai permitir a criação de nove equipamentos de jogo, com o objetivo de superar recordes nas vendas de merchandising, que na última temporada atingiram os 15,2 M€.

V. Guimarães lidera na formação de jovens jogadores sub-21 em Portugal

  1. O Vitória de Guimarães lidera a tabela nacional, com o Benfica (12,3%) e o Famalicão (10%) a completarem o pódio
  2. O Vitória de Guimarães utilizou 12 atletas com idade igual ou inferior a 21 anos, num total de 12,6% dos minutos
  3. O Sporting é o clube português que mais atletas nesta faixa etária utilizou, com 23 jogadores
  4. O FC Porto aparece apenas na 11.ª posição do ranking (9 jogadores, 1,8% dos minutos)

Rui Borges, o «transmontano de gema» que enfrenta o FC Porto com o Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges é um dos treinadores em ascensão no futebol português
  2. Após uma curta passagem pelo Moreirense, Rui Borges surpreendeu ao liderar o Vitória de Guimarães a um arranque de sonho
  3. Rui Borges tem demonstrado um futebol atrativo e conseguido resultados expressivos, como a vitória sobre o Braga
  4. A mãe de Rui Borges, Cândida Gomes Borges, queria que ele prosseguisse os estudos e não seguisse o futebol
  5. Rui Borges cresceu num ambiente ligado ao futebol, acompanhando o pai, que foi jogador do Tirsense

Liga Portuguesa defende manutenção de verbas de solidariedade da UEFA para II Liga

  1. A LPFP defende a manutenção da fórmula de distribuição das verbas de solidariedade da UEFA para os clubes da II Liga
  2. A proposta da UEFA deixa a decisão sobre a distribuição da verba de solidariedade para os emblemas da I Liga em Portugal
  3. A LPFP quer defender o mérito desportivo e o 'competitive balance' através da equidade na redistribuição das receitas

Ligas manifestam intenção de manter solidariedade na distribuição de verbas da UEFA

  1. A Direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional manifestou a intenção de manter a solidariedade na distribuição de verbas da UEFA
  2. A posição surge antes da reunião do Comité Executivo da UEFA, em Praga, onde será votada uma proposta de alteração das regras de distribuição
  3. A Liga justifica a posição com o princípio de procurar equilíbrio financeiro entre todos os clubes do futebol profissional
  4. A Liga defende o mérito desportivo e o competitive balance, fundamentais para reduzir assimetrias entre clubes