Lucro líquido do Sporting SAD cai 52% para 12,1 milhões de euros

  1. Lucro líquido encolheu 52% para 12,1 milhões de euros
  2. Primeira vez na história com 3 períodos consecutivos de resultados positivos
  3. Vendas de jogadores geraram mais de 165 milhões de euros, das quais 99 milhões de euros em mais-valias
  4. Gastos operacionais aumentaram para 147 milhões de euros, com aumento de 10 milhões nos gastos com pessoal

O Sporting Clube de Portugal, através da sua Sociedade Anónima Desportiva (Sporting SAD), anunciou hoje os resultados financeiros referentes à época 2023/2024, terminada a 30 de junho. O lucro líquido do clube encolheu 52% face ao ano anterior, fixando-se nos 12,1 milhões de euros. No entanto, é a primeira vez na história do clube que atingem três períodos consecutivos com resultados positivos, segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«O recuo dos lucros face à temporada anterior justifica-se com o aumento dos gastos com o pessoal e com o maior investimento na equipa de futebol», explicou o comunicado da Sporting SAD. Por outro lado, o clube verde e branco conseguiu gerar receitas significativas com a venda de atletas, que sustentaram o quarto lucro nos últimos cinco anos, excetuando a época 2020/21, fortemente impactada pela pandemia de COVID-19.

Receitas com transferências de jogadores


No total, o Sporting SAD lucrou mais de 165 milhões de euros com a transferência de 12 atletas durante este período. No entanto, descontando os custos com esses mesmos jogadores, as mais-valias encolhem para os 99 milhões de euros. Destacam-se as vendas dos jogadores Manuel Ugarte, para o Paris Saint-Germain, e Pedro Porro, para o Tottenham Hotspur, que geraram mais-valias de 57,5 milhões de euros, mais de metade do total.

«Neste segmento destacam-se ainda as mais-valias obtidas com "percentagens de direitos económicos detidos por clubes terceiros" de Fatawu, Tiago Tomás e Gonzalo Plata», refere o comunicado. Sem a venda de jogadores, o resultado operacional teria sido negativo em 44 milhões de euros.

Aumento de gastos


Do lado das despesas, a Sporting SAD anunciou um aumento de gastos operacionais para 147 milhões de euros, sem transação de jogadores. Os gastos com pessoal aumentaram mais de 10 milhões de euros face à época anterior, totalizando 90 milhões de euros. Os fornecimentos e serviços externos representam a segunda maior rubrica nos gastos, com 41,8 milhões de euros.

O ativo da Sporting SAD aumentou para 374 milhões de euros e o passivo subiu para 353 milhões de euros. Os capitais próprios mais que duplicaram, chegando aos 20,9 milhões de euros. A dívida financeira situou-se nos 178 milhões de euros, um aumento de 29 milhões face à época anterior.

V. Guimarães lidera na formação de jovens jogadores sub-21 em Portugal

  1. O Vitória de Guimarães lidera a tabela nacional, com o Benfica (12,3%) e o Famalicão (10%) a completarem o pódio
  2. O Vitória de Guimarães utilizou 12 atletas com idade igual ou inferior a 21 anos, num total de 12,6% dos minutos
  3. O Sporting é o clube português que mais atletas nesta faixa etária utilizou, com 23 jogadores
  4. O FC Porto aparece apenas na 11.ª posição do ranking (9 jogadores, 1,8% dos minutos)

Rui Borges, o «transmontano de gema» que enfrenta o FC Porto com o Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges é um dos treinadores em ascensão no futebol português
  2. Após uma curta passagem pelo Moreirense, Rui Borges surpreendeu ao liderar o Vitória de Guimarães a um arranque de sonho
  3. Rui Borges tem demonstrado um futebol atrativo e conseguido resultados expressivos, como a vitória sobre o Braga
  4. A mãe de Rui Borges, Cândida Gomes Borges, queria que ele prosseguisse os estudos e não seguisse o futebol
  5. Rui Borges cresceu num ambiente ligado ao futebol, acompanhando o pai, que foi jogador do Tirsense