Sporting firma parceria técnica com o Orlando City da MLS

  1. Parceria técnica entre Sporting e Orlando City da MLS
  2. Troca de conhecimentos e experiências em diversas áreas do futebol
  3. Possibilidade de intercâmbio de jogadores entre os dois clubes
  4. Objetivo de melhorar os processos de formação e desenvolvimento de jogadores

Troca de conhecimentos e experiências


O Sporting anunciou uma parceria técnica oficial com o Orlando City, clube da Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos. O acordo entre os dois emblemas visa a troca de conhecimentos e experiências em diversas áreas do futebol, incluindo a possibilidade de intercâmbio de jogadores.


Segundo o comunicado divulgado pelo clube português, esta é a quinta vez que o Orlando City estabelece uma parceria com um clube europeu, demonstrando a sua vontade de se internacionalizar e aprender com outras realidades do futebol mundial.

Benefícios mútuos


Estamos muito entusiasmados com esta parceria técnica com o Sporting, que tem uma história de vitórias e o seu percurso de jogadores desenvolve continuamente talentos de classe mundial, afirmou Ricardo Moreira, vice-presidente de operações de futebol e diretor técnico do Orlando City.


Do lado do Sporting, Paulo Gomes, co-diretor geral da Academia Cristiano Ronaldo, destacou a importância desta colaboração: Este é um acordo que irá promover uma grande troca de informações para o melhoramento de ambos os grupos de jogadores e treinadores, preparando ambos os clubes para um sucesso ainda maior no futuro. A cultura dos dois clubes é muito semelhante e estamos ansiosos por ver os benefícios que esta parceria trará para todos os envolvidos, especialmente ao nível da academia.

Intercâmbio de jogadores e formação


No âmbito desta parceria, os dois clubes vão trocar informações técnicas e partilhar as melhores práticas e metodologias em todo o percurso de desenvolvimento dos jogadores, desde as camadas jovens até à equipa principal. Haverá também uma troca de conhecimentos entre os treinadores e coordenadores da formação, com encontros e visitas regulares, bem como a possibilidade de realização de jogos de preparação entre as duas equipas.


Adicionalmente, está previsto o intercâmbio de jogadores da formação para períodos de treino nos respetivos ambientes, de modo a promover ainda mais o desenvolvimento dos atletas mais jovens.


Paulo Gomes explicou que esta parceria vai permitir ao Sporting adquirir conhecimentos sobre o futebol numa região em desenvolvimento, como os Estados Unidos, onde se realizará o próximo Mundial: Este protocolo irá a ajudar a dar-nos conhecimento sobre o que é feito numa zona do mundo onde o futebol ainda está em desenvolvimento e, aliás, onde se irá realizar o próximo Campeonato do Mundo.


O co-diretor geral da Academia Cristiano Ronaldo acrescentou ainda que a existência deste protocolo visa a possibilidade de alguns jogadores do Orlando City jogarem no Sporting e vice-versa, abrindo a porta a eventuais trocas de atletas entre os dois clubes no futuro.

Sporting aberto a sócio minoritário para alavancar projeto

  1. Vice-presidente do Sporting, André Bernardo, confirma abertura a sócio minoritário na Sporting SAD
  2. Entrada de investidor minoritário pode alavancar parte executiva e comercial do clube
  3. Economista Miguel Frasquilho defende entrada de investidor com músculo financeiro e competências de gestão
  4. Economista João Duque alerta para perfil e origem do novo acionista minoritário