O Sporting está a protagonizar o melhor arranque de temporada da era de Rúben Amorim, com quatro vitórias consecutivas, 16 golos marcados e uma média de quatro golos por jogo, liderado por um Viktor Gyökeres estratosférico que está a pulverizar os sensacionais números da época passada. Há 25 anos que um jogador não marcava tantos golos nas primeiras quatro rondas, sendo o último a consegui-lo também um sueco, mas do Benfica: Mats Magnusson.
Um arranque bem distinto do da época passada, em que os leões festejaram o 20.º título. Há um ano, o Sporting iniciou a caminhada para o título com três vitórias consecutivas, todas pela margem mínima, mas cedeu os primeiros pontos ao quarto jogo.
O histórico de Amorim
No outro título de Rúben Amorim, em 2020/21, na primeira temporada completa do treinador, os leões tropeçaram logo à terceira jornada, em casa, diante do FC Porto (2-2), numa temporada em que consentiram apenas uma derrota, no Estádio da Luz, diante do Benfica (3-4), na penúltima jornada, quando já tinham o título no bolso.
Na época seguinte, em que o Sporting lutou pela revalidação do título com o FC Porto quase até ao fim, os leões ainda venceram os três primeiros jogos, mas depois somaram dois empates consecutivos, primeiro em Famalicão (1-1), logo a seguir, outra vez em casa, com o FC Porto (1-1).
Em relação à temporada de 2022/23, em que os leões terminaram no quarto lugar, não há comparação possível, uma vez que à quarta jornada, o Sporting já tinha comprometido a temporada, com um empate em Braga (3-3), uma derrota no Dragão (0-3) e outra, logo a seguir, em casa, com o Desportivo de Chaves (0-2).
O arranque implacável de 2023/24
Esta é, portanto, a primeira época em que Rúben Amorim consegue vencer os primeiros quatro jogos da Liga e nem o FC Porto, habituado a levar pontos de Alvalade, conseguiu travar este arranque avassalador dos leões.
Além das quatro vitórias, os leões marcaram um total de 16 golos, o que perfaz uma média de quatro jogos por jogo, e consentiram apenas dois.
A explosão de Gyökeres
Um arranque sustentado, mais uma vez, na capacidade de Viktor Gyökeres desbaratar as defesas contrárias. Na temporada passada, o avançado sueco marcou 47 golos com a camisola do Sporting, 32 deles na Liga, mas, à quarta jornada tinha marcado apenas dois, enquanto esta época já soma sete golos marcados, aos quais junta ainda uma assistência.
«Nos 16 golos marcados pelos leões em quatro jogos, Gyökeres tem a sua marca em metade deles», salienta o Maisfutebol.
Comparação com Magnusson
«Um jogador acumular sete golos até à quarta jornada, já não acontecia há 25 anos, desde a temporada 1989/90, e o protagonista, neste caso, foi outro sueco, mas do Benfica. Estamos a falar de Mats Magnusson que, nessa época, até marcou oito golos nas primeiras quatro jornadas», lembra o jornal.
Mats Magnusson terminou essa temporada como melhor marcador da Liga 1989/90, com um total de 33 golos em 34 jogos, tantos como Viktor Gyökeres marcou em 2023/34, na primeira temporada no Sporting.
O que esperar do futuro?
E agora? Até onde pode ir o mascarado do Sporting?