O mercado de transferências continua agitado no futebol português, com os dois grandes clubes, Sporting e FC Porto, em negociações intensas por reforços para a nova temporada. Ambos os clubes procuram reforçar as suas equipas com contratações estratégicas, visando a conquista dos principais títulos nacionais.
No Sporting, Rúben Amorim aguarda ansiosamente pela chegada de Fotis Ioannidis, avançado grego que tem sido a "novela" do verão no mercado nacional. Apesar da competição já estar em curso, o treinador dos leões ainda não conta com o jogador que pretendia para a frente de ataque, tendo de se apoiar em Viktor Gyökeres e nos jovens Rodrigo Ribeiro e Rafael Nel.
FC Porto: Contenção financeira
Já no FC Porto, o cenário é diferente. Os dragões já garantiram a contratação de Deniz Gul, avançado sueco que chegou por 4,5 milhões de euros proveniente do Hammarby. Segundo o ex-dirigente do Sporting, Carlos Barbosa da Cruz, o FC Porto teve de se contentar com um «plafond de aquisições de cinco milhões» devido a «circunstâncias» que o próprio «respeita».
Barbosa da Cruz, que é presidente do Grupo Stromp e já exerceu funções no clube de Alvalade, confia nas capacidades da estrutura leonina para fechar a contratação do reforço que Rúben Amorim deseja. «Contribuição do Sporting para Villas-Boas dizer que tem uma taça», afirmou, referindo-se à derrota dos leões na Supertaça Cândido de Oliveira.
Supertaça Cândido de Oliveira
De facto, na final disputada em Aveiro, o Sporting chegou a estar a vencer por 3-0 o FC Porto, mas acabou por permitir a reviravolta dos dragões, que conquistaram o troféu. Segundo Barbosa da Cruz, essa contribuição do Sporting foi «para a descrispação do desporto nacional, para o André Villas-Boas ter uma taça e dizer que tem lá uma taça».
O ex-dirigente leonino lamentou que «por força das circunstâncias», o FC Porto tenha tido de se limitar a um "plafond de aquisições de cinco milhões" de euros, valor com o qual garantiram a contratação de Deniz Gul. «Foram buscar este rapaz Gul por 4,5 milhões ao Hammarby, três golos em 12 jogos [17 jogos em 2024]», revelou.
Próximos encontros entre Sporting e FC Porto
Entretanto, o FC Porto tem já agendada uma viagem a Alvalade na próxima semana, para defrontar o Sporting no primeiro clássico da temporada entre os dois candidatos ao título. Será a segunda vez que as duas equipas se encontram, depois da final da Supertaça.
Já fora das quatro linhas, o antigo presidente do FC Porto, Pinto da Costa, revelou que já pagou o seu próprio funeral. Em entrevista à TVI, o dirigente explicou que tomou esta decisão para que ninguém tenha essa preocupação e para que todos possam ir "de azul" à sua cerimónia fúnebre, na igreja das Antas, que frequenta semanalmente.