A ascensão da joia Geovany Quenda no Sporting

  1. Quenda, de 17 anos, é um dos jogadores mais jovens a trabalhar diretamente sob Amorim
  2. Quenda chegou a Portugal em 2016, aos 9 anos, vindo da Guiné-Bissau
  3. Quenda foi apelidado de «Maradona de Alcochete» após uma grande jogada na Seleção sub-17
  4. Edwards está de saída do Sporting, e Quenda poderá vir a ocupar essa vaga

O promissor extremo de 17 anos


Geovany Quenda, a promessa da formação do Sporting, já está a ser integrada na equipa principal pelo treinador Rúben Amorim. O jovem extremo inglês Edwards está de saída do clube, e Quenda poderá vir a ocupar essa vaga na próxima época.

Quenda, de 17 anos, é um dos jogadores mais jovens a trabalhar diretamente sob Amorim, com vista à próxima temporada. Tido como uma das maiores joias da academia leonina, o técnico já tinha o jovem debaixo de olho há algum tempo e já traçou um plano para o seu desenvolvimento.

Um prodígio da formação


«O Quenda é um jogador em quem acreditamos muito que poderá estar com a equipa principal para o ano. É um jogador que olhamos como um grande projeto. Devagarinho, vendo as coisas, acho que poderá ser uma das opções para o próximo ano», afirmou Amorim em conferência de imprensa, em março, após Quenda se ter destacado ao serviço da Seleção Nacional de sub-17.

Quenda chegou a Portugal em 2016, aos 9 anos, vindo da Guiné-Bissau para se juntar ao pai, que havia criado condições para trazer a família. Após um treino de experiência no Damaiense, vestido apenas com calças de ganga, o jovem chamou a atenção: «Tem aqui um futuro Cristiano Ronaldo», disseram ao seu pai, Tcherno Quenda.

Rápida afirmação no Sporting


Franzino, mas com uma técnica distinta, Quenda ingressou no Benfica, onde esteve duas épocas, antes de ser contratado pelo Sporting em 2019. Nessa altura, a pandemia de Covid-19 suspendeu as competições de formação, mas isso não atrasou o seu desenvolvimento.

Já no radar de vários observadores, Geovany Quenda assinou contrato profissional com o Sporting a 1 de agosto do ano passado. Sobre a sua referência no plantel, o jovem revelou: «Edwards, é muito forte tecnicamente e no um contra um, gosto muito de o ver jogar».

Primeira oportunidade na equipa principal


Ao longo da época passada, Quenda foi chamado a vários treinos da equipa principal e chegou a ser convocado para jogos, como o da 10.ª jornada com o Estrela da Amadora, que os leões venceram por 3-2, e o da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, com a Atalanta (1-1).

Apelidado de «Maradona de Alcochete», Quenda mostrou-se um jogador desequilibrador tanto na camisola do Sporting como da Seleção Nacional de sub-17. Após uma arrancada impressionante num jogo no Torneio Pinatar, em Espanha, o jovem foi comparado ao lendário Diego Maradona.

A oportunidade de ocupar a vaga de Edwards


O interesse de clubes ingleses em Edwards é real, e a SAD do Sporting está disposta a negociar o jogador por 25-30 milhões de euros. Neste cenário, a solução pode estar dentro de casa, com Quenda a ser preparado para ocupar essa vaga na próxima época.

Luís Freire lamento empate «a frio» do Rio Ave após vantagem de 2-0

  1. Luís Freire, treinador do Rio Ave, lamentou o empate (2-2) da sua equipa na receção ao Estoril, depois de terem desperdiçado uma vantagem de dois golos
  2. Primeira parte do Rio Ave foi «boa» com «capacidade de ligar o jogo, com muita dinâmica e variando o jogo com passes longos»
  3. Rio Ave sofreu dois golos em quatro minutos na segunda parte, permitindo ao Estoril empatar a partida

Lille empata 3-3 com Estrasburgo e soma quinto jogo seguido sem vencer

  1. Lille perdeu com o Sporting por 2-0 na 1.ª jornada da Liga dos Campeões
  2. Lille empatou 3-3 com o Estrasburgo, ficando no 5.º jogo consecutivo sem vencer na Ligue 1
  3. Zhegrova marcou dois golos, sendo o segundo assistido por Angel Gomes
  4. Andrey Santos, Diego Moreira e Nanasi marcaram para o Estrasburgo
  5. Jonathan David converteu uma grande penalidade no minuto 84 para evitar a 5.ª derrota consecutiva do Lille