Figura lendária do Sporting, Manuel Fernandes morre aos 73 anos

  1. Figura lendária do Sporting
  2. Faleceu aos 73 anos
  3. Disputou 606 jogos na 1ª divisão com 172 golos
  4. Ídolo dos adeptos sportinguistas

Um ídolo do Sporting e do futebol português

A notícia do falecimento de Manuel Fernandes, aos 73 anos, abalou profundamente o mundo do futebol português. O antigo jogador e treinador do Sporting era uma figura icónica do clube de Alvalade e uma das maiores lendas do futebol nacional.

Manuel Fernandes disputou um recorde de 606 jogos na primeira divisão portuguesa, marcando 172 golos ao longo da sua brilhante carreira. A sua ligação com o Sporting tornou-o numa verdadeira lenda do clube e um ídolo para os adeptos.

Homenagens emocionadas no velório

O velório de Manuel Fernandes decorreu este sábado no Estádio José Alvalade e contou com a presença de várias figuras do futebol português que quiseram prestar a última homenagem ao antigo jogador e treinador.

O filho de Manuel Fernandes, Tiago, deixou uma mensagem emotiva aos jornalistas presentes. "Agradeço ao Sporting, desde o primeiro dia estiveram sempre ao lado do meu pai. Esta direção de Frederico Varandas fez com que ele se sentisse uma pessoa importante, porque para o meu pai o mais importante era sentir-se respeitado e amado. Para mim foi a direção que na história do Sporting mais o respeitou e acarinhou. O Sporting perder uma figura, uma lenda, um símbolo. A nossa família perder uma referência e eu perco o meu melhor amigo", afirmou Tiago Fernandes, visivelmente emocionado.

Rival Benfica presta homenagem

Toni, símbolo do rival Benfica, também compareceu no velório para prestar a última homenagem a Manuel Fernandes. O antigo jogador destacou que Fernandes "marcou o Sporting e o futebol português" e deixou uma mensagem especial ao "homem bom que partiu".

"Homenagear o Manuel Fernandes é homenagear alguém que marca o futebol português e naturalmente marca o futebol do Sporting. Ele é do Sporting, mas é mais do que isso, é transversal. Penso que o Portugal desportivo nutre pelo Manuel respeito e admiração pela história que criou no futebol português. Foi um homem bom que partiu, amigo do seu amigo e que nos deixa muita saudade", afirmou Toni.

Antigos companheiros recordam o jogador e o homem

Outros antigos companheiros de Manuel Fernandes no Sporting, como Jorge Jesus, também compareceram no velório. O atual treinador do Al Hilal recordou os tempos em que dividiu o quarto com o antigo avançado e definiu-o como um "craque" com um "coração enorme".

"Estou a falar num momento que não é muito bom, mas fui colega do Manuel, fui colega de quarto. É uma pessoa que tinha um coração enorme, um colega enorme. Independentemente de ter sido um grande jogador, como toda a gente sabe, mas, para mim, aquilo que mais caracterizo nele é que era um grande colega, um grande profissional, um grande capitão", começou por destacar Jorge Jesus.

Sporting e futebol português agradecem a Manuel Fernandes

Sousa Cintra, antigo presidente do Sporting, também esteve presente no velório e recordou Manuel Fernandes como "um dos melhores seres humanos" que conheceu na vida. O ex-dirigente destacou o respeito e a admiração que Fernandes granjeava em todos os clubes devido ao seu "comportamento" e afirmou que o antigo jogador "jamais será esquecido" pelos sportinguistas.

"Jamais os sportinguistas o vão esquecer. Estamos eternamente gratos pelo que fez pelo Sporting. Mesmo fora do Sporting. Quando íamos aos núcleos, prestigiava sempre o Sporting. Um homem muito bom, tive o prazer de trabalhar com ele. Tivemos sempre uma relação de grande amizade, uma amizade sólida e pura. Jamais vou esquecê-lo", declarou Sousa Cintra.

O presidente do Benfica, Rui Costa, também marcou presença no velório de Manuel Fernandes, numa demonstração do respeito que a figura do antigo jogador do Sporting granjeava em todo o futebol português.

Lage aborda Sudakov, Akturkoglu e antevê jogo com o Alverca

  1. Lage não comenta a possível contratação de Sudakov enquanto não for oficial.
  2. Lage elogia profissionalismo de Akturkoglu durante negociações.
  3. Benfica tem como objetivo vencer todos os jogos até à paragem para as seleções.
  4. Lage: "Temos de ter uma postura de campeão para conseguirmos ser campeões" sobre o jogo com o Alverca.