Bruno Lage, treinador do Benfica, abordou a antevisão da partida frente ao Alverca, durante a qual também comentou temas como a possível contratação de Sudakov e a situação de Akturkoglu.
O técnico encarnado fez questão de sublinhar a importância de manter o foco após a qualificação para a Liga dos Campeões, reiterando que a equipa técnica está a trabalhar para que os jogadores se mantenham motivados a atingir os objetivos da época.
Sudakov: “Não vou comentar nada que não seja oficial”
Questionado sobre o interesse em Sudakov, Bruno Lage foi direto: “Ainda não é uma situação oficial, há várias situações a acontecer. Não vou comentar nada que não seja oficial. Quando assim for terei prazer em falar.”
Lage não quis alongar-se sobre o tema, preferindo aguardar por desenvolvimentos oficiais antes de tecer qualquer comentário adicional.
Foco nos objetivos da época
O treinador encarnado também comentou sobre a importância de manter o foco após a qualificação para a Liga dos Campeões: “Temos de ter essa capacidade, enquanto equipa técnica, que os jogadores se sintam sempre motivados a atingir objetivos. Se assim não fosse, não teríamos conseguido manter o Aktur concentrado, mas partiu também dele, que foi sempre um excelente profissional. Temos vários objetivos, que é lutar por títulos. Mas numa primeira fase tínhamos três objetivos. Vencer a Supertaça, conseguimos. Apuramento para a Liga dos Campeões, conseguimos. E vencer todos os jogos até à paragem para as seleções. Sentimos que os jogadores querem muito atingir os objetivos desta época.”
Lage realçou a importância de manter a ambição e a motivação para alcançar os restantes objetivos da temporada.
Mercado: Lesões e final de contratos em consideração
Sobre o mercado, Lage explicou: “Terei todo o gosto em responder quando falarmos no mercado, mas repito o que já disse. Este mercado teve em considerações vários pontos. Duas lesões graves, quer do Bah, Manu, Bruma e do Nuno Félix. Tivemos de ter em consideração jogadores em final de contrato, como o Di María, e jogadores que terminaram empréstimo. Foi isto que tivemos em consideração.”
O técnico justificou as decisões tomadas no mercado de transferências com as lesões, os contratos a terminar e os empréstimos finalizados.
A postura profissional de Akturkoglu
O técnico elogiou a postura de profissionalismo de Akturkoglu, mesmo durante as negociações: “Neste momento, sobre o Aktur o ponto é esse. Há uma proposta e quem de direito está a tratar disso. O que posso dizer é que ele esteve sempre feliz e com um comportamento exemplar. Se assim não fosse, não nos teria ajudado a vencer o Fenerbahçe.”
Lage destacou o comportamento exemplar de Akturkoglu, que se manteve focado e profissional apesar das negociações em curso.
Criatividade na equipa e integração dos jovens
Lage abordou a questão da criatividade na equipa: “Quando questionei a pergunta da criatividade... Qual era a criatividade que era preciso? Se seria driblar, fazer passes, rematar... A nossa equipa tem isso tudo. O que procurámos neste mercado é fazer crescer a equipa e torná-la competitiva.”
O treinador do Benfica também falou sobre a integração dos jovens: “Eu gosto de incluir nos jovens o Nico [Otamendi]. A forma como recupera e treina, é realmente um jovem. Ainda hoje tenho um compromisso de ir às 18h00 ver a equipa B, porque temos o Gonçalo Oliveira, o Rui Silva e o João, que estão a trabalhar connosco. O nosso compromisso é ajudá-los a evoluir e inclui-los no onze quando acharmos essa necessidade. A mim satisfaz-me ter jogadores diferentes e a cada momento jogar com isso em função de cada jogo.”
Antevisão do jogo com o Alverca e foco na vitória
Sobre o jogo com o Alverca, Lage afirmou: “A equipa está a recuperar bem. Mais importante do que recuperar fisicamente, é recuperar mentalmente. Ter a noção da importância deste jogo. Se há algo que aprendemos na época passada. A seguir aos jogos da Liga dos Campeões é importante vencer estes jogos fora de casa e conseguir os três pontos para o nosso objetivo maior, o campeonato.”
“O Alverca pareceu-me ser uma equipa muita interessante. Estamos à espera de uma linha de cinco, com dois alas muito largos. Dois médios para construir jogo e um ataque muito forte à profundidade. O ponta de lança sempre a puxar a linha dos centrais para trás. As oportunidades que ele criou, em particular no jogo em casa, são situações a controlar. Temos de ter uma postura de campeão para conseguirmos ser campeões.”
Por fim, Lage reiterou a importância de manter o foco no próximo jogo, apesar das movimentações no mercado: “Não vai afetar e nem pode condicionar. Vou novamente apontar para o exemplo do Akturkoglu. É importante vencer o próximo jogo e os jogadores estarem alinhados. Pela forma como saímos do jogo e como estamos hoje, acredito que a equipa está nesse caminho, apresentando a sua melhor versão amanhã. Vencer e conseguir os três pontos”
.