Adélio Cândido sobre os altos e baixos do Sporting na época 2022/23

  1. A derrota na Luz foi horrível. Dormi bué mal e durante bué tempo.
  2. Quando perdemos a meia-final da Taça da Liga, pensámos como equipa técnica que era a nossa prova e era especial. Quando caímos com o Sp. Braga, doeu muito, porque podia ter dado de outra forma.
  3. O momento de campeão? Celebrei mais este ano do que no primeiro ano. No primeiro ano onde celebrei mesmo foi quando ganhámos em Braga.
  4. Gyökeres é a peça que faltava no ataque do Sporting, deu-nos coisas muito diferentes, é um jogador diferente do normal, fisicalidade e ataque à profundidade.
  5. Tivemos um grande plantel esta época e qualquer jogador no banco podia estar a jogar facilmente.

Reflexões sobre os momentos marcantes da época


Em entrevista ao podcast 'Pró-Desporto', Adélio Cândido, um dos adjuntos da equipa técnica liderada por Rúben Amorim, abordou os pontos-chave para o sucesso do Sporting durante a época de 2022/23 e não esqueceu os momentos positivos mas, sobretudo, as fases de menor fulgor dos leões.

Na prática, ao recordar os momentos mais marcantes do trajeto dos verde e brancos nesta época que resultou na conquista do título, o jovem adjunto - 27 anos - apontou algumas derrotas, entre elas o desaire ao cair do pano (1-2) na visita ao Benfica, no campeonato.

O trauma da derrota na Luz


Guardo muito mais os momentos maus do que os bons, ficam mais a remoer. A derrota na Luz foi horrível. Dormi bué mal e durante bué tempo. A derrota na Luz foi dura, porque o jogo esteve na nossa mão durante muito tempo, apontou Adélio Cândido, na entrevista ao podcast, antes de lembrar a eliminação face ao Sp. Braga, nas meias-finais da Allianz Cup, em Leiria:

Quando perdemos a meia-final da Taça da Liga, pensámos como equipa téncnica que era a nossa prova e era especial. Quando caímos com o Sp. Braga, doeu muito, porque podia ter dado de outra forma.

O primeiro título como momento inesquecível


De igual forma, Adélio não esquece os momentos positivos de leão ao peito e, ao puxar a fita atrás até à época de 2020/21, na qual ajudou o Sporting a conquistar o primeiro campeonato nestas últimas quatro épocas, destaca a vitória (1-0) suada diante do Sp. Braga, na Pedreira, com Matheus Nunes a apontar o único golo, num lance estudado com Porro.

O momento de campeão? Celebrei mais este ano do que no primeiro ano. No primeiro ano onde celebrei mesmo foi quando ganhámos em Braga. Estive o jogo todo tranquilo, mesmo depois da expulsão do Inácio, mas quando fizemos o golo, foi sofrer e sofrer. O Rúben estava lá em cima comigo e foi sofrer. Nem me conseguia sentar e tinha vontade de ir à casa de banho. Entrámos no balneário tipo malucos, recordou Adélio, entre risos.

Da formação à equipa principal


Atualmente ao serviço do clube de Alvalade, numa equipa técnica liderada por Rúben Amorim, Adélio não deixa de lado, porém, os primeiros passos que deu na carreira de treino no futebol, sublinhando o marco importante de ter chegado ao Casa Pia numa fase ideal.

Quando estava nos sub-17 do Casa Pia, pedi para fazer um estágio com a equipa A, onde estava o míster Tiago Zorro. Mandei uma mensagem no facebook a pedir naquela só de fazer o estágio e ter o primeiro contacto com seniores. O trabalho nos seniores é muito diferente do que se faz na formação. Comecei a fazer análise e ajudar no vídeo. Aprendi muito com o Tiago Barreiro, aponta, completando depois a trajetória com Amorim ao leme.

O Rúben começa a carreira no Casa Pia, depois seguimos juntos. Fomos para a equipa B do Sp. Braga, depois principal e Sporting. Isso tudo aconteceu muito rápido. Uma pessoa nem se apercebeu, de repente estávamos no Sporting. Foi muito rápido, defendeu.

A importância da confiança entre jogadores e equipa técnica


Quanto ao impacto de jogadores como Gyökeres e Gonçalo Inácio, Adélio destacou a importância da confiança entre jogadores e equipa técnica.

No fim ao cabo, a relação é o mais importante no futebol. Se houver respeito com os jogadores, eles também nos respeitam, deixou claro, dando depois o exemplo de Inácio, que não tinha muito jogo quando o Rúben o foi buscar e cresceu mesmo muito no primeiro meio ano.

Sobre Gyökeres, o adjunto considerou-o a peça que faltava no ataque do Sporting, realçando que deu-nos coisas muito diferentes, é um jogador diferente do normal, fisicalidade e ataque à profundidade. Foi um achado do scouting, gostámos muito quando o vimos. A nossa forma de atacar melhorou mesmo muito com ele.

Adélio não deixou ainda de elogiar outros jogadores-chave da época, como Paulinho, considerando que tivemos um grande plantel esta época e que qualquer jogador no banco podia estar a jogar facilmente.

FC Porto conquista Supertaça de Basquetebol ao bater o Benfica

  1. FC Porto venceu o Benfica por 97-93 após prolongamento na Supertaça de Basquetebol
  2. Foi a 8ª Supertaça conquistada pelo FC Porto, igualando a Ovarense no segundo lugar dos clubes mais titulados
  3. O Benfica lidera destacado o palmarés da Supertaça com o maior número de títulos
  4. A equipa de Norberto Alves (FC Porto) chegou a ter uma vantagem de 5 pontos (75-70) no último período

Rui Borges e João Pereira analisam empate entre Vitória e Casa Pia

  1. Vitória de Guimarães empatou 1-1 com o Casa Pia
  2. Jogo da 7ª jornada da Liga realizado no Estádio Municipal de Rio Maior
  3. Rui Borges: 'O resultado foi justo. Pela capacidade do adversário a defender e pela nossa incapacidade de sermos agressivos com bola na primeira parte'
  4. João Pereira: 'Sabíamos que o Vitória tem a obrigatoriedade de ganhar sempre e a estratégia passava por conseguirmos aproveitar algum erro na segunda parte'

Tozé Marreco reencontra jogadores do Tondela no Farense

  1. Tozé Marreco reencontra jogadores do Tondela no Farense
  2. Rafael Barbosa efetuou a sua melhor época na Liga 2 em 2022/2023 com 6 golos e 2 assistências
  3. Farense contratou Rafael Barbosa para a temporada 2023/2024
  4. Tozé Marreco espera tirar o máximo partido das capacidades de Rafael Barbosa
  5. Cuba, contratado pelo Farense, foi treinado por Tozé Marreco no Tondela e marcou 2 golos e 5 assistências na última época

Kovacevic, a dança entre Bósnia e Sérvia

  1. Kovacevic nasceu em Banja Luka, em território bósnio
  2. Já representou a seleção da Bósnia nos sub-21
  3. Deseja representar a seleção da Sérvia no futuro
  4. Alterações regulamentares da FIFA podem permitir a sua convocatória pela Sérvia

Enzo Fernández envia «mensagem» aos adeptos do Benfica: «Não gostei da forma como saí»

  1. Enzo Fernández trocou o Benfica pelo Chelsea em janeiro de 2023
  2. Enzo Fernández foi alvo de muitas críticas por parte dos adeptos do Benfica
  3. Enzo Fernández lamentou a forma como saiu do Benfica: «Obviamente que não gostei da forma como saí do clube, mas estou muito agradecido ao clube e a toda a gente que sempre me apoiou»
  4. Enzo Fernández teve um impacto imediato no Benfica de Roger Schmidt, tendo feito 4 golos e 6 assistências em 29 jogos

RB Leipzig dá recado à Sporting antes do confronto da Liga dos Campeões

  1. RB Leipzig venceu o Augsburg por 4-0 na Bundesliga
  2. Benjamin Sesko marcou dois golos para o RB Leipzig nos primeiros 15 minutos
  3. Augsburg desperdiçou uma grande penalidade com Gouweleeuw
  4. Wolfsburg e Stuttgart empataram 2-2
  5. Union Berlin perdeu 0-1 contra o Borussia Monchengladbach
  6. St. Juste está a finalizar a recuperação de lesão no Sporting

Pepe deixa mensagem de parabéns ao FC Porto no seu 131º aniversário

  1. Pepe deixou uma mensagem de parabéns ao FC Porto no seu 131º aniversário
  2. A relação entre Pepe e o FC Porto ficou abalada após a campanha eleitoral do clube
  3. Villas-Boas alegou razões financeiras para a não continuidade de Pepe no FC Porto
  4. A Federação Portuguesa de Futebol homenageou Pepe antes do jogo com a Croácia, mas o FC Porto não chegou a fazê-lo

Rui Costa aborda temas importantes na Assembleia Geral do Benfica

  1. Rui Costa: «Não sou irresponsável. Não era por vender mais cedo que resolvia o problema financeiro.»
  2. Rui Costa: «É triste que o diretor financeiro desapareça dois dias antes de uma Assembleia Geral e reapareça três meses depois, a dois dias de uma AG.»
  3. Rui Costa: «Sobre a centralização, já disse que o Benfica estará sempre no centro das negociações e não vai sair prejudicado de maneira nenhuma.»
  4. Rui Costa: «É um ano difícil, mas iremos ter capacidade para dar a volta com resiliência, força e apoio dos adeptos.»