Craque português é adorado pelos adeptos turcos
Cristiano Ronaldo é uma figura global, reconhecida em qualquer canto do planeta, com um estatuto mediático incomparável com qualquer outro jogador português. No entanto, quando falamos da Turquia, onde a paixão pelo futebol é levada ao extremo, esse amor sobe a níveis inimagináveis.
A equipa de reportagem de A BOLA tem testemunhado, diariamente, essa onda de verdadeira loucura turca em torno do camisola 7 de Portugal. Falamos, convém lembrar, de uma comunidade na Alemanha que composta por mais de quatro milhões de pessoas (quase meio Portugal).
Adeptos turcos acampam junto ao hotel da seleção portuguesa
Quando se está a poucas horas de um Turquia-Portugal, quase mais nada interessa. Não há um turco que arrede pé das imediações do hotel Klosterpforte em Marienfeld. Quase sempre em superioridade aos portugueses, as histórias de amor surgem em cada canto. Assim que se cruzam com um adepto português, rapidamente surge o desabafo: «Messi no, Ronaldo yes!». O craque português é quase o único nome apontado como perigo número 1 para o duelo de amanhã em Dortmund para o conjunto turco.
Adepto turco tem Ronaldo tatuado no corpo
A BOLA encontrou um dos muitos exemplos de adeptos que estão dispostos a tudo pelo craque português. Mert, como se chama, foi visto junto ao quartel-general de Portugal na Alemanha, com o cartaz que, durante o treino aberto aos adeptos em Gutersloh, exibiu... até Ronaldo o ver.
«Foi muito bom. Ele é o maior ídolo. Eu amo-o e quero tirar uma foto com ele, por favor. Por favor, quero uma foto. Eu tenho uma assinatura aqui. É uma tatuagem», disse Mert a A BOLA. Segundo o adepto, a tatuagem foi feita por cima de um autógrafo de Ronaldo.
Merih Demiral quer travar Ronaldo
Merih Demiral é um nome reconhecido pelo futebol português. O defesa-central, de 26 anos, que chegou a Portugal pelo Alcanenense, tendo representado o Sporting durante duas épocas (2016 a 2018), será um dos nomes que irá tentar travar Cristiano Ronaldo. Um reencontro especial pois ambos se cruzaram ao serviço da Juventus.
«Todos sabem que é um grande jogador, com 39 anos, e quer sempre jogar mais do que todos. Temos apenas que defender bem. Para mim é o melhor jogador da história. Vamos fazer os possíveis para o travar sabendo que tem uma qualidade enorme», disse o central do Al Alhi-Jeddad (Arábia Saudita), mantendo a confiança numa vitória: «Estamos todos muito contentes. Temos o jogo com Portugal pela frente e vamos tentar dar o nosso melhor. Acredito que vamos sair com uma vitória.»