Paulinho, o 10.º melhor "matador" do futebol mundial segundo o CIES

  1. Paulinho marcou, em média, mais 0,39 golos por 90 minutos do que o esperado
  2. Paulinho fez 15 golos em 31 jogos na Liga 2024/2025
  3. Paulinho assinou a melhor temporada da carreira em Alvalade com 21 golos em 47 jogos
  4. Anderson Talisca, ex-Benfica, também no top-3 mundial

O Observatório do Futebol (CIES) divulgou, esta segunda-feira, os resultados de um estudo que coloca o internacional português Paulinho entre os dez maiores 'matadores' do futebol mundial, num total de 74 campeonatos analisados.

Com base nos dados obtidos através das plataforma WyScout, o organismo concluiu que o jogador do Sporting marcou, em média, mais 0,39 golos por 90 minutos do que o esperado, isto depois de ter feito o gosto ao pé em 15 ocasiões, ao cabo das 31 jornadas em que foi utilizado pelo treinador, Rúben Amorim, na I Liga.

Melhor temporada da carreira em Alvalade

Paulinho assinou em 2024/2025 a melhor temporada da carreira em Alvalade, com 21 golos em 47 partidas (a segunda melhor da carreira, apenas atrás da de 2019/20, ainda no SC Braga, quando fez 25 disparos certeiros) e continua a colher os frutos da pontaria evidenciada.

"Com base em dados do Wyscout, CIES colocou avançado leonino como o 10.º com melhor diferença entre golos expetáveis/golos marcados a cada 90 minutos; jogadores de 74 (!) ligas analisados", refere o texto.

Talisca também destacado

Mais acima, na terceira posição (em igualdade com Cengiz Under, do Fenerbahçe), encontra-se Anderson Talisca, antigo avançado do Benfica, que, atualmente representa o Al Nassr, dos lusos Luís Castro, Otávio e Cristiano Ronaldo.

"O CIES, Observatório do Futebol, colocou esta segunda-feira o goleador de 31 anos dos leões no top-10 dos avançados de todo o planeta no que diz respeito à diferença que apresentou entre os golos expetáveis (xG) e os que concretizou a cada 90 minutos", acrescenta o texto.

Sudakov no Benfica: Expectativas e Elogios de Quem o Conhece

  1. Fernando Valente treinou Sudakov nas camadas jovens do Shakhtar.
  2. Stepanenko é colega de equipa de Sudakov no Shakhtar.
  3. Valente: “Pode dar o que tem faltado à equipa, alguém mais criativo no último terço".
  4. Stepanenko: “Está cheio de qualidades e gosta de trabalhar".