Rúben Amorim, o líder natural que voltou a tornar o Sporting campeão

  1. Rúben Amorim conquistou dois dos últimos quatro campeonatos do Sporting
  2. Rúben Amorim é o mais jovem treinador português a ganhar a I Liga por duas vezes
  3. O Sporting alcançou um novo recorde de pontos (90) e vitórias (29) na época 2023/24
  4. Rúben Amorim venceu cinco troféus ao serviço do Sporting: 2 Taças da Liga e 1 Supertaça

O perfil espontâneo de Rúben Amorim


Rúben Amorim tem patrocinado um perfil espontâneo no comando técnico do Sporting, pelo qual conquistou dois dos últimos quatro campeonatos, caracteriza o ex-futebolista internacional português, treinador e dirigente Augusto Inácio.


Acima de tudo, o que gosto nele é a crença no trabalho que está a fazer, a comunicação com o interior e o exterior, a maneira como se relaciona com a equipa e os jogadores, e a humildade em não ter problemas nenhuns de, por vezes, dizer quando erra. Enfim, é um líder natural. Não é o líder imposto no grito e na força, mas mais na base do consenso, avaliou Inácio.

Um feito histórico


Depois de ter quebrado uma seca de 19 anos em 2020/21, Rúben Amorim, de 39 anos, sucedeu em 2023/24 ao inglês Randolph Galloway como primeiro técnico a bisar desde 1951/52 pelo clube lisboeta, reflexo da dimensão histórica do 20.º título verde e branco.


Claro que vai ficar gravado a letras de ouro na história do Sporting, porque não é normal o clube ser campeão duas vezes em quatro anos. Por muitos anos que passem, todos se vão lembrar do Rúben Amorim, que tem dado uma força incrível ao Sporting como clube grande e vencedor., referiu Inácio.

Ultrapassando dificuldades


A meta falhada do bicampeonato - que já foge aos leões há 70 anos -, em 2021/22, bem como o quarto posto na temporada passada, aliado à consequente ausência da Liga dos Campeões, fizeram subir a pressão de Rúben Amorim, que foi atenuando alguma da sua intempestividade e diversificou os automatismos do habitual 3-4-3 para resgatar o título.


A moda agora é alinhar com três defesas centrais. Como se percebeu que é um sistema equilibrado - e isso tem a ver muito com as dinâmicas -, o Rúben Amorim encontrou esse equilíbrio com estes jogadores e provavelmente alertou outros treinadores para que, em função do que tinham, pudessem fazer quase o mesmo., indicou Inácio.

A aposta na qualidade


Com um novo recorde de pontos (90) e vitórias (29) e o ataque mais eficaz (96 golos), os leões destronaram o Benfica, que fechou a 10 pontos do topo - na maior diferença entre primeiro e segundo classificados desde 2010/11 -, enquanto Amorim passou a ser o mais jovem treinador português a ganhar a I Liga por duas vezes, suplantando o recentemente falecido Artur Jorge.


O Sporting apostou na qualidade e não gastou em quantidade, coisa que tinha feito nos anos anteriores. A vantagem de um treinador que está há alguns anos no mesmo clube é que sabe aquilo que tem e qual é a personalidade dos seus atletas. O Rúben Amorim já conhece o Sporting como a palma das suas mãos., distinguiu Inácio.

O projeto Rúben Amorim


Amorim vai devolvendo com juros o milhões investidos pelo Sporting na sua contratação ao Braga, em março de 2020, e tentará levar os leões à primeira dobradinha em 22 anos no domingo, quando lutar na final da Taça de Portugal com o FC Porto pelo único troféu interno em falta na sua curta caminhada como técnico.


Se o clube continuar nesta linha, tem muitas hipóteses de ser campeão mais vezes e de se afirmar a nível europeu. O problema vai colocar-se quando o treinador sair e aí iremos ver as diferenças. Muitas vezes, basta sair uma peça para que um projeto já não exista. Neste momento, o projeto do Sporting chama-se Rúben Amorim, vincou Augusto Inácio.

O valor de Rúben Amorim


Amorim alcançou o sexto troféu em outras tantas épocas nos bancos, e quinto ao serviço do Sporting, no qual venceu igualmente duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021), reerguendo um clube talhado para a instabilidade.


O clube teve muitos treinadores até acertar com este. A partir daí, contratou mais do que um técnico e ganhou força a ideia que eu tenho de ele ser quase tudo ali. Apesar do seu valor, que já provou ser imenso, não podemos esquecer que ele teve a sorte de ter uma direção que continuou a acreditar mesmo não tendo conquistado nada na época anterior., alertou Augusto Inácio.

Sporting vence Aves por 3-0 com boa exibição da dupla de avançados

  1. O Sporting venceu o Aves SAD por 3-0, este domingo, em jogo da 6ª jornada da Liga Portugal
  2. Rúben Amorim destacou a boa prestação da dupla de avançados Conrad Harder e Viktor Gyökeres
  3. Conrad Harder marcou um golo e fez uma assistência
  4. Rúben Amorim admitiu que a equipa «deveria ter feito mais golos»

Lawrence Ofori pode ser a grande surpresa do Moreirense no jogo com o Estrela da Amadora

  1. Ofori sofreu uma rotura no gémeo da perna direita dias após o empate (1-1) dos cónegos diante do Benfica
  2. O regresso aos relvados de Ofori estava previsto apenas para o jogo com o Santa Clara, a 5 de outubro
  3. Ofori desfalcou o Moreirense na derrota (1-3) frente ao Casa Pia
  4. César Peixoto afirmou que existe a expectativa de Ofori estar disponível para o jogo com o Estrela da Amadora

Bruno Lage: "O nosso 'chip' é só um: conquistar os três pontos" no Boavista

  1. O Benfica visita o Boavista na segunda-feira, em encontro da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol
  2. Os encarnados somam 10 pontos em cinco partidas já disputadas no campeonato
  3. O Boavista, orientado por Cristiano Bacci, soma apenas cinco pontos nos mesmos cinco encontros já disputados na competição
  4. Bruno Lage procura a terceira vitória consecutiva sob o seu comando

Vitória de Guimarães celebra 102 anos marcados por crescimento e confiança no futuro

  1. As celebrações do 102.º aniversário do Vitória de Guimarães começaram no Estádio D. Afonso Henriques, com a cerimónia do hastear da bandeira do clube.
  2. O presidente da direção, António Miguel Cardoso, e o presidente da Assembleia Geral, Belmiro Pinto dos Santos, marcaram presença no momento solene.
  3. «O aniversário do nosso clube é um dia importante. O clube está em crescimento, numa fase boa, numa fase de expansão.»
  4. «O Vitória tem 102 anos de história, sabemos que há momentos bons e outros maus, faz parte, é cíclico. Estamos numa boa fase apesar de virmos de uma fase complicada do ponto de vista financeiro e desportivo.»

Diogo Costa recorda defesas decisivas contra a Eslovénia no Euro'2024

  1. Diogo Costa concedeu extensa entrevista à revista «Dragões» do FC Porto
  2. Recorda defesas decisivas frente à Eslovénia no Euro'2024
  3. Primeiro jogador a defender penálti e fazer assistência no mesmo jogo
  4. Único guarda-redes a defender 3 penáltis na mesma edição da Champions
  5. Primeiro a parar 3 remates em desempate de penáltis em Europeu