O Marquês de Pombal está prestes a transformar-se no palco de uma possível festa de campeões, com os preparativos já em andamento para receber a comitiva verde e branca. Após a vitória do Sporting por 3-0 sobre o Portimonense, a atenção volta-se para a possibilidade de o Benfica não vencer o Famalicão, desencadeando assim a celebração em Lisboa. O palco está a ser montado no Marquês de Pombal, como relatado: «hoje está já a ser montado um palco, que poderá receber a comitiva verde e branca». A festa pode acontecer já neste domingo ou nas próximas jornadas, pois, como destacado, «o palanque ficará pronto no imediato, podendo ser utilizado, também, nas jornadas 33 e 34 do campeonato».
Além dos preparativos para a festa, a Câmara Municipal de Lisboa emitiu um despacho para garantir a segurança e organização do evento. O comércio no Marquês de Pombal e áreas circundantes terá que fechar a partir das 20h30, conforme explicado: «Determino, por questões de segurança (...) a restrição do horário de funcionamento a partir das 20 horas e 30 minutos do dia 05 de maio de 2024 dos seguintes estabelecimentos». As principais avenidas e ruas afetadas por esta medida preventiva incluem a Avenida da Liberdade, Avenida Fontes Pereira de Melo, Praça do Marquês de Pombal, entre outras.
Decisão da Autarquia de Lisboa
A decisão da autarquia de Lisboa também considera a possibilidade de reabertura dos estabelecimentos caso o resultado do jogo do Benfica não favoreça a celebração do Sporting: «Caso o jogo, e consequente resultado, do SL Benfica não seja favorável para que ocorram os festejos do campeonato pelo Sporting CP, os estabelecimentos poderão reabrir durante o jogo». A expectativa é alta para a possível consagração do Sporting como campeão nacional, dependendo do desempenho do Benfica no jogo contra o Famalicão.