Rúben Amorim à beira de se tornar o treinador português mais jovem a ganhar dois campeonatos

  1. Rúben Amorim, aos 36 anos, tornou-se o 5º treinador mais jovem a sagrar-se campeão nacional
  2. Artur Jorge detinha o recorde de treinador português mais jovem a vencer dois campeonatos, com 40 anos
  3. José Mourinho foi o segundo treinador português mais jovem a conquistar dois títulos, com 41 anos
  4. Rúben Amorim pode tornar-se o treinador português mais jovem a vencer dois campeonatos, aos 39 anos

O recorde de Artur Jorge em risco


Quando em 2021 levou o Sporting à conquista do campeonato, quebrando um jejum de 19 anos do emblema do leão, Rúben Amorim tornou-se, aos 36 anos, o quinto treinador mais jovem a sagrar-se campeão nacional - superado por Mihaly Siska, Juca, André Villas-Boas (todos com 33 anos) e Sven-Goran Eriksson (com 35). Agora, quando está à beira de vencer pela segunda vez a I Liga, pode estabelecer um recorde e tornar-se, com 39 anos, o treinador português mais jovem a conseguir tal feito, ultrapassando uma lenda do futebol português: Artur Jorge.

De facto, desde 1986 que este recorde de precocidade pertence ao antigo avançado e treinador, falecido a 22 de fevereiro passado, aos 78 anos. Artur Jorge, que na sua passagem posterior pelo PSG viria a ser conhecido como «Rei Artur», foi um dos técnicos mais marcantes do futebol português e completou com 40 anos um bicampeonato ganho ao serviço do FC Porto, um ano antes de sagrar-se campeão europeu.

Mourinho e outros bicampeões lusos


Curiosamente, o segundo mais novo a vencer dois campeonatos é um técnico que viria a ter um papel tão ou mais revolucionário que Artur Jorge. Falamos obviamente de José Mourinho, bicampeão nacional nos dragões com 41 anos e também, diga-se, campeão continental nesse ano de 2004.

Rúben Amorim está à beira de converter-se no 12.º treinador luso a conquistar dois ou mais campeonatos e, curiosamente, apenas um dos outros 11 conseguiu tal feito ao serviço do Sporting. Foi ele Cândido de Oliveira, nos já longínquos anos de 1948 e 49, que completou tal feito aos 53 anos de idade.

A festa pode chegar em breve


Para o treinador do Sporting a conquista do campeonato está a seis pontos de distância, desde que o Benfica não perca pontos que possam abreviar a festa. Se triunfar na receção ao Portimonense, sábado às 18h00, a equipa leonina poderá celebrar logo no domingo se as águias escorregarem em casa do Famalicão. Curiosamente, a distância pontual que separa Rúben Amorim da vitória no campeonato é igual ao número de troféus que está à beira de ter no seu currículo.

O recorde de Eriksson


Na história do futebol português, o recorde absoluto para o mais jovem treinador com dois títulos de campeão irá continuar na posse de Sven-Goran Eriksson, carismático técnico sueco que foi recentemente homenageado pelo Benfica, na Luz. Eriksson, que anunciou há meses ter um cancro incurável, chegou pela primeira vez às águias no ano de 1982 e em 1984 já tinha ganho dois campeonatos, feito que completou com 36 anos, ou seja, a idade com que Rúben Amorim venceu o seu primeiro título.

V. Guimarães lidera na formação de jovens jogadores sub-21 em Portugal

  1. O Vitória de Guimarães lidera a tabela nacional, com o Benfica (12,3%) e o Famalicão (10%) a completarem o pódio
  2. O Vitória de Guimarães utilizou 12 atletas com idade igual ou inferior a 21 anos, num total de 12,6% dos minutos
  3. O Sporting é o clube português que mais atletas nesta faixa etária utilizou, com 23 jogadores
  4. O FC Porto aparece apenas na 11.ª posição do ranking (9 jogadores, 1,8% dos minutos)

Rui Borges, o «transmontano de gema» que enfrenta o FC Porto com o Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges é um dos treinadores em ascensão no futebol português
  2. Após uma curta passagem pelo Moreirense, Rui Borges surpreendeu ao liderar o Vitória de Guimarães a um arranque de sonho
  3. Rui Borges tem demonstrado um futebol atrativo e conseguido resultados expressivos, como a vitória sobre o Braga
  4. A mãe de Rui Borges, Cândida Gomes Borges, queria que ele prosseguisse os estudos e não seguisse o futebol
  5. Rui Borges cresceu num ambiente ligado ao futebol, acompanhando o pai, que foi jogador do Tirsense