O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, manifestou hoje «profunda tristeza» pela morte do antigo jogador de Sporting e Benfica António Pacheco, aos 57 anos, o qual recorda como «um virtuoso» da modalidade.
Reconhecimento da FPF
«Foi com profunda tristeza que tive conhecimento da morte de António Pacheco, internacional A português em seis ocasiões. Um virtuoso do futebol formado nos escalões do GD Torralta e que ganhou projeção no Portimonense SC, antes de se afirmar no SL Benfica, sobretudo, e no Sporting CP», declarou o dirigente, citado na nota publicada no site oficial do organismo.
Carreira Marcante no Futebol Português
Natural de Portimão, António Pacheco iniciou a carreira ao serviço do Torralta e passou para o Portimonense, transferindo-se em 1987 para o Benfica, pelo qual conquistou dois títulos de campeão nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Legado Desportivo
Pacheco foi ainda seis vezes internacional português e destacou-se não só no Benfica e Sporting, mas também em clubes como Belenenses, Reggiana (Itália), Santa Clara, Atlético e Estoril Praia, deixando um legado marcante no futebol nacional.
Destaque no Desporto Nacional
Após a carreira de jogador, António Pacheco ainda desempenhou funções como treinador, passando pelo Atlético e Portimonense, contribuindo para o desenvolvimento desportivo em Portugal.
Reação do Portimonense SC
O Portimonense Sporting Clube manifestou «enorme tristeza» pela morte do seu ex-jogador e treinador, enaltecendo o seu contributo e dedicação ao clube algarvio.
Homenagem do Sporting
O Sporting Clube de Portugal também prestou homenagem a António Pacheco, recordando a sua passagem pelo clube e expressando condolências à família e amigos do antigo futebolista.