O golo marcado por Essende na última jornada contra o Sporting permitiu-lhe alcançar a marca de nove golos na I Liga, tornando-se assim o melhor marcador da história do Vizela neste escalão. O jogador francês ultrapassou Pita, Schettine e Osmajic, que detinham o recorde de oito golos cada na época de 1984/85, 2021/22 e 2022/23, respetivamente.
É importante destacar que Essende conseguiu alcançar este registo em apenas 18 jornadas, enquanto os antigos recordistas precisaram de 28 e 31 jogos para atingir essa marca. O avançado, que está emprestado pelo Caen da II Liga francesa, mas com opção de compra pelo Vizela, tem sido uma peça fundamental na equipa de Rubén de la Barrera, sendo um dos titulares indiscutíveis.
Atualmente, Essende ocupa a terceira posição na lista de melhores marcadores da I Liga, atrás de Banza do Braga, com 14 golos, e Gyokeres do Sporting, com 13. O jogador francês marcou golos importantes contra equipas de maior dimensão, como o Sporting e o Braga.
Apesar de ter sido substituído em alguns jogos na fase final, Essende tem se destacado como um dos principais goleadores do Vizela na presente temporada.
Por outro lado, o médio Samu, que teve que ser substituído no jogo contra o Sporting devido a queixas físicas, revela já sentir poucas dores e será avaliado novamente na próxima segunda-feira.