Em comunicado oficial, o Sporting CP expressou a sua satisfação com a autorização da FIFA para que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol possa avançar com a comunicação em tempo real das explicações entre o árbitro e o VAR nos estádios. O clube lembrou que tem sido defensor desta medida desde o início e considera-a como a evolução natural do uso do VAR no futebol. Esta medida visa defender não só os árbitros, mas também promover um futebol cada vez mais transparente.
"O Sporting CP está desde a primeira hora na linha da frente pela implementação desta medida, que mais não é do que a evolução natural de um caminho sem retorno iniciado com o VAR. É uma medida que defende os árbitros, mas sobretudo um futebol cada vez mais transparente", referiram os leões no comunicado.
A FIFA e o International Board (IFAB) deram a aprovação ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para avançar com esta medida, que permite uma melhor compreensão das decisões tomadas com a utilização do VAR. O sistema de comunicação será feito através do sistema sonoro nos estádios.
O Sporting CP destacou o mérito do trabalho do Conselho de Arbitragem da FPF e salientou a importância de uma arbitragem qualificada, livre, transparente e independente para a verdade desportiva.
Esta medida já está implementada em outras modalidades, como o râguebi, e foi testada pela FIFA durante o Mundial feminino de 2023. A data exata para a implementação desta medida nos jogos de futebol em Portugal ainda não foi divulgada."